sábado, 1 de março de 2008

"... agora vejo!" (cf. Jo 9,15)

4º Domingo da Quaresma - Ano A (2008)

Evangelho (João 9,1.6-9.13-17.34-38)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo, ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: 'Vai lavar-te na piscina de Siloé' (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: 'Não é aquele que ficava pedindo esmola?' Uns diziam: 'Sim, é ele!' Outros afirmavam: 'Não é ele, mas alguém parecido com ele'. Ele, porém, dizia: 'Sou eu mesmo!' Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: 'Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!' Disseram, então, alguns dos fariseus: 'Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado'. Mas outros diziam: 'Como pode um pecador fazer tais sinais?' E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: 'E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?' Respondeu: 'É um profeta'. Os fariseus disseram-lhe: 'Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?' E expulsaram-no da comunidade. Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: 'Acreditas no Filho do Homem?' Respondeu ele: 'Quem é, Senhor, para que eu creia nele?' Jesus disse: 'Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo'. Exclamou ele: 'Eu creio, Senhor!' E prostrou-se diante de Jesus".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.






Prosseguimos nosso caminho de preparação à Celebração da Páscoa do Senhor. E o Senhor continua se dando a conhecer, cada dia melhor, a nós, os seus discípulos, chamados a ser testemunhas de sua Ressurreição.

No domingo passado, dissemos que, pela liturgia dominical desse tempo, estamos sendo preparados para renovar nossas promessas e compromissos batismais na Noite Santa da Páscoa. Nesse 4º Domingo da Quaresma, acompanhamos o encontro de Jesus com o cego de nascença, quando Jesus se apresenta como a "luz do mundo" (João 9,5). De fato, quando batizados, recebemos a luz de Cristo e assumimos o compromisso de levá-la a todas as pessoas com as quais nos vivemos e nos relacionamos.

Foi exatamente assim que aconteceu com o cego do Evangelho. Convido você a ler a narrativa completa dessa história (João 9, 1-41). O passos dados pelo cego em relação ao conhecimento de quem era Jesus são muito parecidos com os realizados pela samaritana (3ºDomingo). O que o distingue dela, no entanto, é que ele vai conhecendo o Senhor, ao mesmo tempo em que o testemunha diante das pessoas de seu tempo. Porém, ao final do encontro, ambos, chegam à descoberta da mesma verdade fundamental a respeito da pessoa de Jesus: Ele era o Filho de Deus!

É exatamente a respeito disso que o Senhor está tentando nos convencer: Ele é o Filho de Deus, Salvador e Redentor de nossa vida, água viva que mata a nossa sede, luz que ilumina a nossa treva interior. À medida que nos aproximamos dele e o conhecemos, somos chamados a testemunhá-lo como o fizeram a samaritana e o cego. Somos chamados a levar da água viva aos sedentos do mundo de hoje, assim como convocados a iluminar com a luz do Senhor, a vida de tantos que andam nas trevas do pecado.

Na verdade, o Senhor nos prepara para sermos testemunhas de sua Ressurreição às pessoas do mundo de hoje. Ainda hoje, Ele continua querendo se encontrar com cada uma delas e nos convocas a sermos aqueles que preparam seu caminho. As pessoas precisam conhecê-lo por meio de nossas palavras e atos.

A samaritana e o cego encontram o Senhor Vivo e o anunciam a todos. Não é o Senhor vivo quem encontramos na Eucaristia de todos os domingos? Pois bem. É Ele quem nós precisamos anunciar.

Que Deus abençoe nossa caminhada quaresmal! Que a força de sua Ressurreição atinja a nossa vida, de modo que nos sintamos impelidos a manifestá-la ao mundo inteiro!

Santa Quaresma a você!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.





Nenhum comentário:

Postar um comentário