terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cambridge

Caro amigo,

Peço desculpas pelo tempo de ausência no blog. Essa é a minha última semana em Oxford. Enquanto me preparo para retornar a Roma, postarei diariamente as fotos de alguns lugares que tive a graça de conhecer ao longo do tempo de curso que fiz por aqui.

Hoje, começarei pela cidade de Cambridge, distante cerca de duas ou três horas de Oxford, conhecida também pela sua grande e tradicional Universidade.

Cambridge

Cambridge é uma antiga cidade inglesa, sede do condado de Cambridgeshire, que situa-se a, aproximadamente, 80 quilômetros de Londres. Dada sua posição geográfica, Cambridge foi um importante porto fluvial na Idade Média. Graças ao intenso comércio que ali se desenvolveu, representado sobretudo pela exportação de lãs, tecidos e produtos agrícolas, a cidade enriqueceu, e, ainda no século XIII, assumiu um novo papel: o de importante centro universitário.

Os registros das primeiras atividades universitárias no local são de 1284. Hoje, a Universidade de Cambridge conta com 21 campi universitários e, ao lado da Universidade de Oxford, sua eterna rival, é uma das mais conceituadas instituições de ensino superior do mundo.

Alguns dos campi universitários de Cambridge são especialmente importantes, dadas as personalidades que compõem a história de cada um. Assim, por exemplo, o Christ College possuiu no seu quadro de professores, Erasmo de Roterdam como docente de Teologia. Personalidades como Francis Bacon, Byron (um dos maiores poetas europeus) e Isaac Newton pertenceram ao famoso Trinity College. Como se pode observar, a história da humanidade deve muito aos pórticos universitários de Cambridge. Passear por aqueles lugares é, sem duvida, uma experiência particularmente interessante...

Para além de sua importância histórica, Cambridge é uma cidade extremamente bela. Seu aspecto de cidade universitária (cerca de 21% de sua população é formada por estudantes universitários) faz dela um lugar que une jovialidade e tradição, num conjunto que torna Cambridge um dos lugares mais interessantes de toda a Inglaterra.

Abaixo, seguem algumas fotos dos muitos lugares que valem a pena serem visitados. Amanhã, retornarei para postar mais fotos de outros lugares desse maravilhoso país.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.


Praça central da cidade


Sidney Sussex College

Sidney Sussex College

Wesley House College


King's College (vista áerea da Great Saint Mary's Tower)

Pembroke College (o mais antigo campus, fundado em 1286)



Pembroke College


Pembroke College


Saint John College (detalhe da arquitetura do, na minha opinião, mais belo de todos os colleges)


Saint John College


Saint John College (pórtico)


Saint John College (vista dos fundos)



Saint John College

Saint John College

Nenhum comentário:

Postar um comentário