quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Liverpool

De tamanho e densidade populacional semelhante a Manchester, Liverpool é outra cidade muito interessante para se conhecer por quem passa pelo Reino Unido. A história da cidade começa no século XIII quando de uma pequena vila de pescadores, ela foi elevada à dignidade de munícipio.

A cidade começa a crescer a partir do século XVI, no reinado de Elisabeth I. Mas é somente no século XVII que Liverpool conhece um período de prosperidade em sua atividade portuária. Outro fato interessante é que a cidade, hoje, símbolo de modernidade, foi duramente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

Liverpool, no entanto, ficou mundialmente conhecida a partir de 1960, quando apresentou ao mundo quatro rapazes que revolucionariam aquela geração e fixariam raízes determinantes na história da rock and roll no mundo: os Beatles. Abaixo, algumas fotos da cidade e dos lugares dos Beatles.

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.













Acima, o logotipo do mais famoso quarteirão de Liverpool: Mathew Street, rua onde se encontravam os principais bares da década de 60. Esse lugar, ainda hoje, atrai milhões de turistas.


Acima, o mais famoso bar de Mathew Street: The Cavern, lugar onde os Beatles fizeram sua primeira apresentação pública e tocaram para mais de 250 vezes. É como que o lugar-símbolo da banda. O bar teve sua estrutura original demolida e reconstruída com máxima fidelidade possível ao ambiente original.

Entrada do The Cavern: são três lances de escada para se chegar ao local.


Acima, o famoso bar visto de dentro. O local da foto é, possivelmente, o exato ambiente onde a banda fazia seus pequenos shows de início de carreira.


Acima, a reconstrução fiel do palco onde as bandas se apresentavam aos freqüentadores do ambiente. Em muitas fotos originais dos Beatles se apresentando no The Cavern se pode avistar o palco exatamente igual ao da reconstrução.



Foto da entrada original do The Cavern



Acima, os Beatles após uma apresentação no The Cavern

Acima, foto do museu dedicado à Banda: The Beatles Story


Espaço do museu dedicado a John Lennon (acima e nas duas fotos abaixo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário