segunda-feira, 8 de junho de 2009

Perdoar é possível!


Muitas pessoas me procuram para falar sobre a dificuldade que possuem em perdoar. Na grande maioria dos casos, são pessoas que buscam a conversão de vida e entendem que isso requer de cada um de nós a experiência do perdão.

O mais importante para quem deseja realizar tal experiência é compreender que perdoar faz parte de um processo, não é algo que acontece do dia para a noite. Não é porque quero perdoar que perdôo, até porque as feridas levam um tempo para serem curadas. E como é bom saber que Deus sabe disso! E por isso não pede de nós o impossível. Antes, o Senhor deseja nos ensinar a aprender a perdoar. Repito: Deus deseja nos ensinar a aprender a perdoar.

Para começar esse processo de cura interior, há apenas uma condição: que nos decidamos por começá-lo. Parece óbvio não é mesmo? Mas é algo fundamental! O primeiro passo para quem deseja aprender a perdoar é decidir-se por começar! E isso implica permitir que Deus nos ensine. É preciso dizer: Senhor, eu me decido por perdoar, porém com as minhas forças não me sinto capaz. Vem, Senhor, ensina-me!

Quando permitimos que Deus nos ensine, na verdade, estamos nós, em primeiro lugar, nos abrindo a experimentar o perdão que vem dele, pois essa é a maneira que Deus escolhe para nos ensinar a perdoar: perdoando-nos! Somente quando provamos como Deus é paciente conosco, usando de misericórdia para com todas os nossos mais graves erros, é que aprendemos que é possível ser paciente e misericordioso com os outros.

Em outras palavras, isso significa dizer que não podemos oferecer aos outros aquilo que não possuimos. Você quer perdoar? Permita-se realizar a experiência do perdão que vem de Deus. É Deus quem perdoa em nós. É pela força do perdão dele que nos sentimos capazes de perdoar. Quando alguém me diz: "padre, não sou capaz de perdoar aquela pessoa", eu sempre concordo com essa afirmação e respondo: "sim, não somos capazes mesmo, mas é Deus quem quer perdoar em nós!"

Acredite: perdoar é possível! Deus o torna possível!
Precisamos querer começar! Que Deus abençoe a sua decisão!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário