domingo, 7 de junho de 2009

Solenidade da Santíssima Trindade - Ano B - 2009

Evangelho (Mt 28, 16-20)

- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
- Glória a Vós, Senhor!

Naquele tempo, 16 os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que jesu lhes tinha indicado. 17 Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18 Então Jesus aproximou-se e falou: "Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19 Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo".

- Palavra da Salvação!
- Glória a Vós, Senhor!



O trecho do Evangelho que lemos na Solenidade da Santíssima Trindade é retirado dos últimos versículos do Evangelho de Mateus. Isso porque a liturgia desse domingo, com a leitura da conclusão desse Evangelho, quer explicitar o ponto mais alto da revelação que Deus fez de si mesmo à humanidade: nesses importantes versículos Deus se apresenta como Pai, Filho e Espírito Santo!

De modo especial, nesse domingo, o Apóstolo Paulo é quem nos explica qual o caminho escolhido por Deus para se revelar a nós. Mas não só! Além de nos dizer como Deus revela o mistério de sua vida a nós, o Apóstolo nos ensina qual deve ser o caminho para participarmos de tal mistério. Prestemos atenção às palavras que Paulo dirige à Igreja: "recebestes um Espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abbá, ó Pai!" (Rm 8, 15b).

Quando nos recorda que recebemos o Espírito do Filho que nos leva a reconhecer o Pai, o Apóstolo, em primeiro lugar, esclarece o caminho que Deus escolheu para se revelar a nós: todo o bem desce do Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo. E a nossa resposta? Tomando as mesmas palavras do Apóstolo, aprendemos que ela requer que façamos exatamente o caminho inverso: penetramos o mistério de Deus, partindo do Espírito, pelo Filho até o Pai.

Levando em consideração o caminho que Deus faz e aquele que somos chamados a fazer para responder a sua iniciativa, percebemos que o Espírito Santo é o grande "elo" entre o mistério de Deus e a vida do homem. É pelo Espírito Santo que entramos no mistério de Deus Trino (não é por acaso que antes da Solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a vinda do Espírito em Pentecostes)!

De fato, não existe qualquer comunicação de Deus com os homens a não ser no Espírito Santo, assim como não é possível nenhuma experiência autêntica de Deus e das coisas de Deus, a não ser no mesmo Espírito.

Por isso, para participarmos da vida de Deus, seguimos pedindo como na semana passada: Vem, Espírito Santo!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário