domingo, 24 de fevereiro de 2008

Basílicas Papais - Parte 1

A partir de agora, convido você, que visita freqüentemente esse Blog, a conhecer comigo, as principais Basílicas de Roma, chamadas de Basílicas Papais. A cada semana, conheceremos uma delas.

Em primeiro lugar, podemos nos perguntar sobre o que, de fato, é uma Basílica. A princípio, Basílica é o nome que se dava a certos edifícios públicos na Roma Antiga que serviam como tribunais ou para outras atividades. Eram, na verdade, construções arquitetônicas que consistiam em grande salões retangulares divididos em várias alas por diversas colunas. O teto da nave central era sempre mais alto do que o das laterais. Os mais entendidos dizem que o estilo delas correspondiam, na verdade, às construções da Grécia helenística, mas muito desenvolvido também pelos romanos. Mais tarde, esse tipo de construção foi adotado como modelo para a construção dos templos cristãos, já que o cristianismo foi oficialmente reconhecido pelo Império de Constantino.

Para nós, católicos romanos, as Basílicas se dividem entre as "Maiores" e as "Menores". As Basílicas Maiores estão sob autoridade direta do Papa, desde o século XVII e eram conhecidas como Basílicas Patriarcais, já que o Papa também é chamado de o Patriarca do Ocidente. Mas, por determinação do Papa Bento XVI, a partir de dezembro de 2006, essas Basílicas passaram a ser chamadas de Papais. São quatro: Basílica de São Pedro, Basílica de São João de Latrão, Basílica de São Paulo Fora dos Muros e Basílica de Santa Maria Maior.

Há também as Basílicas Menores. São igrejas que recebem esse título de honra do próprio Papa por alguns motivos, tais como veneração especial por parte dos fiéis da região, importância histórica ou mesmo a beleza artística da arquitetura ou decoração. Em Roma, são cerca de 50. Já pude visitar algumas delas. É impressionante a história que cada uma traz consigo... Mas também há Basílicas Menores espalhadas pelo mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, cito aquela que está sob os cuidados dos salesianos, na cidade de Lorena: a Basílica de São Benedito.

A partir de hoje, como disse, vou apresentar a vocês as quatro Basílicas Papais. Vou postar algumas poucas informações e fotos, mas você poderá ver mais detalhes no próprio site do Vaticano: http://www.vatican.va/various/basiliche/index_po.html

Nesse último dia 17, domingo, visitei a Basílica de Santa Maria Maior. Foi uma experiência muito interessante. Quis presentear a Virgem com uma visita a "casa" a ela dedicada e acabei sendo presenteado por ela... Quanta beleza! É beleza genuína..., daquela que convida à oração, que fala da beleza de Deus...

É muito interessante ver o imenso carinho com que os primeiros cristãos se dirigiam à Virgem. É edificante e faz com que a gente se sinta muito pequeno... Precisamos aprender com eles a amá-la mais, a recorrer mais vezes à sua especial proteção.

Desejo que a beleza das poucas fotos, que apresento abaixo, falem ao seu coração e o convidem a rezar, a se dirigir àquela que é inteira de Deus. Que Ela nos ensine a o sermos também...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.


Belíssimo monumento dedicado à Virgem, bem a frente da Basílica. ocupa o lugar central numa praça muito ampla e bonita. Ao ver o tamanho das pessoas próximas à base do monumento, pode-se imaginar a altura dele.

Fachada da Basílica. Entrada principal.



Ao entrar na Basílica e olhar para cima, nos deparamos com essa maravilha! A foto não conseguiu captar a riqueza de detalhes...








À direita de quem entra, encontra-se o Batistério, local reservado para a realização dos batizados. Nas Igrejas antigas, esse local sempre fica próximo à porta de entrada. Isso para indicar que o Sacramento do Batismo é a "porta de entrada" à Igreja de Cristo.


Teto da Capela do Batistério.


Altar principal da Basílica. Precisa dizer alguma coisa?...




Mesa do Altar Principal


Capela do Santíssimo


Porta Santa, aberta em todos os anos jubilares, junto às outras portas das Basílicas Papais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário