domingo, 10 de fevereiro de 2008

Piedade, ó Senhor, pois pecamos contra vós!

1º Domingo da Quaresma - Ano A (2008)
Evangelho (Mateus 17,1-9)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!"Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos"."


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.





Estamos em pleno tempo da Quaresma. Já quis lhes escrever na Quarta-feira de Cinzas, mas não me foi possível... Faço-o agora com alegria de poder falar com vocês!

Espero que tenham iniciado bem esse tempo tão especial. Vivemos o 1º Domingo da Quaresma. Na liturgia de hoje, somos convidados a contemplar a realidade do pecado que atinge a vida de cada um de nós.

Na 1ª leitura, ouvimos o relato do livro de Gênesis sobre o momento em que o pecado entrou no coração do ser humano. Vemos que a linguagem é simbólica, mas conseguimos entender que ela quer, na verdade, relatar nossa natureza pecaminosa. Eis aí uma primeira grande verdade: todos pecamos! E esse é o primeiro passo que devemos dar: nos reconhecer pecadores! Parece um passo simples, mas não o é... Quando nos reconhecemos pecadores, na verdade, aprendemos a aniquilar toda a forma de orgulho que há em nós, fonte aliás, de todo o pecado. Sim, porque não se trata de se orgulhar pelo fato de ser pecador (como muitos infelizmente o fazem...) Reconhecer-se pecador implica uma "dor" no coração de não corresponder ao amor que sentimos da parte de Deus.... Dar esse passo, portanto, é fundamental em nossa vida de discípulos do Senhor!

Por isso a Igreja, hoje, entoou o Salmo 50. Ele reflete o profundo arrependimento de um coração que se reconhece necessitado de perdão: "eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre a minha frente".

No entanto, recebemos de Deus uma boa notícia, hoje. Já na 2ª leitura ouvimos que se "por um só homem, a morte começou a reinar, muitos mais reinarão na vida, pela mediação de um só, Jesus Cristo". Sim, é por Ele que recebemos o perdão de nossos pecados! É por Ele que recebemos a graça da renovação diária de vida que tanto necessitamos! Mas você pode estar dizendo consigo: "Padre, mas é difícil me livrar do pecado, pois eu sempre volto a cometê-lo". Eu lhe respondo que, por enquanto, para nós que começamos a caminhar junto ao Senhor, mais importante que se livrar totalmente do pecado, é necessário que entremos na batalha contra ele para nunca mais sairmos dela. Explico-me. Ainda não importa se você não conseguiu se livrar definitivamente do pecado. O que importa é que você entendeu que nossa vida consiste em lutar permanentemente contra ele. E tudo isso como única forma que encontramos de responder ao amor que de Deus recebemos... Se cairmos, se falharmos, não há problemas: o Senhor estará sempre pronto a nos levantar com o perdão que Dele recebemos pelo Sacramento da Reconciliação. Até que consigamos ir minando as bases do pecado em nossa vida e, enfim, nos libertar daquilo que tem nos oprimido.

O exemplo de Jesus no Evangelho de hoje é muito estimulante para todos nós! Oro para que você se sinta fortificado, a partir de hoje, na sua luta pessoal contra o pecado. Que a Eucaristia que recebeu nesse 1º Domingo da Quaresma fortifique sua vontade de seguir o Senhor e dilate o amor que tem por Ele em seu coração. Só com o coração dilatado de amor pelo Senhor é que seremos seus fiéis seguidores!

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.



Um comentário:

  1. "PAX AT BONUM" Pe. Mauricio!
    Que o Espirito Santo de Deus te ilumine e te guie nessa nova faze de estudos.
    Sabe que, lendo a narrativa sobre a visita a terra de "Dom Bosco", cofesso que fiquei muito emocionado, pois parece que parte de minha história também era narrada, com suas palavra, podemos sentir a felicidade que transbordava o seu coração, que assim seja, esse é o Espirito Jovem Salesiano.

    Fique com Deus, que o amor de Maria te acalente na nova jornada e todo o sempre.
    De seu amigo Ricardo.15/02/2008

    ResponderExcluir