domingo, 3 de fevereiro de 2008

Será grande a vossa recompensa nos céus

4º Domingo do Tempo Comum - Ano A (2008)
Evangelho (Mateus 5,1-12a)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


"Naquele tempo, vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: "Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus".


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Avançamos mais um pouco no Tempo Comum, celebrando, hoje, o 4º Domingo. É verdade, sim, que a Igreja fará uma pausa nesse período para adentrar na Quaresma: tempo forte de oração e penitência. Olhar, no entanto, para o conjunto dos quatro primeiros domingos do Tempo Comum é muito importante para nós, já que eles procuram nos introduzir num cada vez mais autêntico seguimento de Cristo.


O Tempo Comum é inaugurado com a Festa do Batismo do Senhor. O Evangelho daquele Domingo como o do 2º Domingo, falam-nos da manifestação do Senhor por ocasião de seu Batismo. Sabemos que, com o Batismo no Jordão, Jesus inaugura sua missão. Por isso ouvimos, no 3º Domingo, Jesus enviando os discípulos para chamarem o povo de Deus à conversão e anunciarem a chegada do Reino de Deus.


Veja que o Senhor tem se ocupado de nós... Tem procurado nos iniciar no seu seguimento, domingo a domingo, revelando-se a nós, cada vez mais. Nesse contexto, hoje o Senhor nos apresenta o Sermão da Montanha. Aqui, se faz necessária uma observação: o Sermão da Montanha não é um trecho direcionado àqueles que ouvem a Palavra de Deus pela primeira vez; ele supõe um ouvinte que já se decidiu pelo Senhor e se colocou a caminho. Somente o discípulo que está a caminho já teve ocasiões de experimentar as conseqüências dessa decisão, conseqüências essas, que são o objeto das bem-aventuranças que Jesus pronuncia agora...


Certamente, você já provou que não é tão fácil seguir o Senhor. Que, como toda decisão na vida, essa também implica conseqüências. É o Senhor que está, em outras palavras, lhe dizendo que vale a pena abraçar todas as conseqüências do seguimento. É Ele nos convidando a amadurecer a fé, solidificar nossa opção por Ele e crescer no conhecimento, amor e anúncio de sua pessoa.


Por isso também na quarta-feira que vem, a Igreja inicia a Quaresma. Será um tempo, sobretudo a você que já se decidiu completamente pelo Senhor, de exercitar-se para a "batalha" da vida cristã. Como bom e valente soldado, você será treinado para as batalhas da vida, sem nunca se afastar do Senhor; será treinado a anunciar o Reino de Deus, sofrendo as conseqüências disso, por amor...


Convido você a trilharmos esse caminho juntos... Eu lhe ajudo e você me ajudará também... Todos precisamos ajudar uns aos outros a sermos cada vez mais fiéis! Por que será grande a nossa recompensa nos céus!


Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Talvez vc nao se lembre de mim,mas fiquei muito emocionada com tudo que vi no seu blog.Quando voltar ao Brasil gostaria muito que entrasse em contato comigo quero assistir uma missa celebrada por voce quer dizer pelo senhor.um forte abraco.CARLA BERTOLINI

    ResponderExcluir