domingo, 10 de fevereiro de 2008

Falando das coisas do coração - Conclusão


Encerro aqui as postagens referentes à viagem à Turim. Abaixo, vocês poderão ver as fotos tiradas do Escritório e do Quarto de Dom Bosco, no Oratório de Valdocco.

Acolhi essa viagem, naquele dia 31 de janeiro, como uma especial graça de Deus! Sei que, aqui na Itália, viverei o "por vós estudo" de Dom Bosco. Sei que todo o carinho que tenho pelos jovens, nesses próximos dois anos, terá que se transformar em meu empenho nos estudos. Também sei que o motivo maior pelo qual devo estudar tanto, será o de ter mais conhecimento para poder levar o maior número possível de jovens a Deus.

O que faz Dom Bosco e as coisas dele serem tão bonitas e tocarem o coração de tanta gente, é justamente sua paixão pelo Senhor. A maneira como amava o Senhor contagiava os jovens que tinham algum contato com ele, de modo que Dom Bosco, de fato, era "sinal e portador do amor de Deus aos jovens".

Compreendo que essa graça não se conquista apenas com estudo, mas sei também que é vontade de Deus que esteja eu agora por aqui... Não sei o que vai exatamente no coração de Deus a meu respeito, mas quero fazer em tudo a vontade Dele. E tenho a certeza de que Ele me quer vivendo para a juventude...

Peço sua oração, meu amigo, por este momento de minha vida!

Que Dom Bosco alcance para nós as bênçãos de Deus que tanto necessitamos...

E que Deus seja a grande descoberta na vida de nossos jovens!


Deus te abençoe!
Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.


Fachada dos aposentos de Dom Bosco no Oratório de Valdocco. Ele dormia no último andar, à primeira janela, à direita. Foi também ali onde ele faleceu, aos 31 de janeiro de 1888.


Espaço onde os quatro jovens, entre eles, Miguel Rua, realizaram os primeiros votos. Na ocasião, Dom Bosco lhes disse pela primeira vez: "Vamos nos chamar Salesianos".

Ata da fundação da Congregação Salesiana. Simplicidade...

Quarto de Dom Bosco.

Leito de morte, conservado tal e qual o era na época. Dom Bosco faleceu às 4h do dia 31 de janeiro de 1888.

Escritório de Dom Bosco. Daí, ele pensou os primeiros e importantes passos de sua Congregação.

Paramentos litúrgicos utilizados por Dom Bosco.

Objetos litúrgicos.

Altar que ficava nos aposentos de Dom Bosco, onde ele, já não podendo descer à Igreja, celebrou sua última missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário