domingo, 24 de fevereiro de 2008

A graça de um Capítulo Geral!

Dessa vez, venho lhe pedir uma especial oração por nós, salesianos de Dom Bosco. É que a Congregação Salesiana está se preparando para a realização de seu 26º Capítulo Geral. Você pode se perguntar sobre o que é um Capítulo Geral. Posso lhe explicar.

O Capítulo Geral é uma assembléia dos salesianos que representam toda a Congregação espalhada pelo mundo. São eleitos, pelos próprios salesianos, nas diversas regiões em que trabalham. Os capitulares - como são chamados - se reúnem com espírito de fraternidade e diálogo, tanto para avaliar a vida e as atividades da Congregação nos vários continentes, como para planejar e traçar diretrizes para o futuro. Além disso, ao final dos trabalhos, realizam a eleição do novo Reitor-Mor e dos Membros do Conselho Geral, grupo dos superiores que animam e colaboram com o Reitor-Mor no governo da Congregação no mundo.



Foto: P. Pascual Cháves, atual Reitor-Mor dos Salesianos no Mundo



A abertura do Capítulo será precedida por uma série de encontros, que envolverá, inclusive, uma peregrinação aos lugares salesianos. Eles passam, nesse final de semana, por Turim onde realizam um Retiro Espiritual. Os trabalhos do capítulo serão inaugurados, em Roma, no dia 26 de fevereiro e se concluirão em abril.

Nessa 26ª edição do Capítulo Geral dos Salesianos, os membros capitulares refletirão sobre o tema: "Da mihi animas, cetera tolle" (Dai-me almas e ficai com o resto), lema que Dom Bosco escolheu para a sua ação pastoral e, depois, para a Congregação Salesiana. Nessa pequena frase está o programa espiritual e pastoral de Dom Bosco e de todo o salesiano. Na verdade, a intenção do Capítulo Geral é relançar todo o salesiano de volta às origens do carisma expresso no coração de Dom Bosco. Se formos fiéis ao que o Espírito Santo suscitou no coração de Dom Bosco, realizaremos a missão a qual Deus nos convida, ainda hoje, na Igreja. O Capítulo Geral, portanto, é um tempo de um novo Pentecostes na vida da Congregação!

Por isso, escrevo para convidar todos à oração! mas faço um convite especial a você, jovem, que acompanha esse blog... Os salesianos se reúnem para buscar realizar com mais fidelidade a própria missão que de Deus recebem. E qual a missão de um salesiano? A de "sinal de portador do amor de Deus" a você! Isso mesmo... a você!

Reze por nós... Precisamos de sua oração! Se ainda não somos sinal de amor de Deus a sua vida, precisamos começar a sê-lo. Se já o somos, precisamos ser mais porque o amor de Deus é uma fonte inesgotável...

Que bom poder contar com sua preciosa oração... Acredito que Deus escute com atenção redobrada a oração que parte do coração de uma criança ou jovem. Reze! Reze! Reze...

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.




Nenhum comentário:

Postar um comentário