sábado, 10 de janeiro de 2009

Festa do Batismo do Senhor - Ano B - 2009

Evangelho (Marcos 1,7-11)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 7 João Batista pregava, dizendo: "Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8 Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo". 9 Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10 E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11 E do céu veio uma voz: "Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!



Neste domingo, a Igreja inicia o Tempo Comum, período litúrgico de trinta e quatro semanas de duração, divididas em duas grandes partes: a primeira que vai até o início do Tempo da Quaresma e a outra que compreende as semanas seguintes ao Tempo Pascal até o final do Ano Litúrgico.

É sem dúvida alguma, um momento muito especial na vida da Igreja, justamente pelo fato de ser "comum". Isso porque é no cotidiano de nossas vidas que mais percebemos a ação de Deus que se revela a nós e nos convida a participarmos do mistério de sua vida divina. O Tempo Comum é uma escola diária de santidade, à medida em que dia após dia vamos aprendendo a viver como filhos de Deus. E é por esse exato motivo que este tempo litúrgico é aberto pela Festa do Batismo do Senhor.

Às margens do rio Jordão, o mistério de Deus Trino (Pai e Filho e Espírito Santo) se manifesta ao mundo. É a partir do mistério de Deus que somos chamados a viver esse Tempo e é para nos ajudar a aprofundar quanto possível nessa vida tal mistério que esse tempo litúrgico existe.

Além disso, pelo batismo no Jordão, Jesus é manifestado ao mundo como o único Filho de Deus. O batismo de Jesus nos faz recordar o nosso. Isso porque só nos tornamos filhos de Deus Pai, à medida em que, pela graça do batismo que recebemos, o Espírito Santo vai configurando nossa vida à vida do Único Filho, Jesus.

Com a abertura do Tempo Comum, algo novo está para acontecer em nossa vida. Queremos assumir a graça batismal, nos abrindo à ação do Espírito que vai nos configurando a Cristo para Nele, nos tornar filhos de Deus Pai!

Deus está nos convidando à "mergulharmos" em seu mistério de vida!
Eu digo sim! Espero que você também!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário