sábado, 3 de janeiro de 2009

Solenidade da Epifania do Senhor - Ano B - 2009

Evangelho (Mateus 2,1-12)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

1 Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, 2 perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". 3 Ao saber disso, o rei Herodes ficou perturbado, assim como toda a cidade de Jerusalém. 4 Reunindo todos os sumos sacerdotes e os mestres da Lei, perguntava-lhes onde o Messias deveria nascer. 5 Eles responderam: "Em Belém, na Judéia, pois assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, de modo algum és a menor entre as principais cidades de Judá, porque de ti sairá um chefe que vai ser o pastor de Israel, o meu povo". 7 Então Herodes chamou em segredo os magos e procurou saber deles cuidadosamente quando a estrela tinha aparecido. 8 Depois os enviou a Belém, dizendo: "Ide e procurai obter informações exatas sobre o menino. E, quando o encontrardes, avisai-me, para que também eu vá adorá-lo". 9 Depois que ouviram o rei, eles partiram. E a estrela, que tinham visto no Oriente, ia adiante deles, até parar sobre o lugar onde estava o menino. 10 Ao verem de novo a estrela, os magos sentiram uma alegria muito grande. 11 Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram. Depois abriram seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonho para não voltarem a Herodes, retornaram para a sua terra, seguindo outro caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


O tempo litúrgico do Natal é marcado por três solenidades que estão ligadas entre si pelo mistério que desejam celebrar: a encarnação do Filho de Deus. Deus entra na história da humanidade (Natal do Senhor) por meio de uma Virgem (Mãe de Deus) e manifesta-se como Salvador de todo o gênero humano (Epifania do Senhor).

A Solenidade da Epifania - palavra grega que significa "manifestação" - deseja celebrar a universalidade da salvação do Senhor. Que isso significa? Implica dizer que Jesus veio para salvar a todo o gênero humano, independentemente da religião professada!

No trecho do Evangelho desse Domingo, acompanhamos a história de pessoas que vieram de terras distantes para adorar o recém-nascido. Adorar significar reconhecer sua divindade, admitir que Ele é Deus! E quem eram essas pessoas? Eram magos. Isso mesmo! Eram pessoas - astrólogos e feiticeiros - que não professavam a mesma fé de Israel. No entanto, os presentes que oferecem ao menino revelam aquilo que pensavam dele: admitiam a realeza daquela criança (ouro), professavam a sua divindade (incenso) e o reconheciam como ser humano (mirra, que significa perfume).

A Solenidade da Epifania do Senhor nos ensina um importante ponto da doutrina católica: a Igreja não rejeita o que é verdadeiro e santo em todas as religiões. Ela considera suas práticas, maneiras de viver, normas e doutrinas como reflexo da verdade de Deus que ilumina todos os seres humanos. Sim, existem reflexos de Deus em toda busca religiosa sincera! Mas, por outro lado, a Igreja possui o dever de seguir anunciando a Cristo como único "caminho, verdade e vida" ( Jo 14,16) em quem todos, sem exceção, são chamados a encontrar a plenitude da própria prática religiosa.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário