segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Portugal - Conclusão

Depois de conhecermos as cidades de Lisboa e Coimbra, chegamos ao local mais esperado daqueles dias: Fátima! É com a descrição da experiência que fiz lá que quero concluir as postagens dedicadas a Portugal.

De fato, é indescritível o que vivi no dia em que visitei o Santuário de Fátima. Cheguei à cidade após o horário do almoço do dia 23 de dezembro. A cidade realmente é muito pequena (cerca de 15.000 habitantes), mas muito acolhedora. Logo seguimos para o Santuário. Recordo-me bem de dois momentos de muita emoção: o primeiro, quando avistei pela primeira vez o Santuário, uma linda construção que se ergue bem ao fundo de um imenso terreno; a segunda quando cheguei à pequenina capela das aparições, onde a Virgem se comunicou com os três pequenos pastores.

É impossível não se deixar envolver pelo profundo clima de oração cultivado pelas centenas (em alguns dias milhares!) de pessoas que circulam diariamente pelo local! Da mesma forma, não há como não se sentir abraçado pelo carinho materno da Virgem, cuja imagem da Gruta das Aparições, lhe olha com um olhar verdadeiramente misericordioso.

Ali, aos pés da Virgem, posso dizer com segurança que orei por todos! Apresentei à Virgem todas as pessoas que se recomendaram às minhas orações ou a que a elas foram recomendadas. Mas não só, também rezei por todas as pessoas no mundo que necessitam da intercessão de nossas orações! Aliás, posso confidenciar também que num lugar como aqueles, é impossível rezar apenas por nossas intenções particulares. Ali, o nosso coração naturalmente se dilata: rezamos pelo mundo, pedimos pela humanidade...

As aparições de Fátima

"Aos 13 de Maio de 1917, três crianças apascentavam um pequeno rebanho na Cova da Iria, bairro de Fátima, pertencente à cidade de Vila Nova de Ourém. Chamavam-se Lúcia de Jesus, de 10 anos, e Francisco e Jacinta Marto, seus primos, de 9 e 7 anos.

Por volta do meio dia, depois de rezarem o terço, como habitualmente faziam, entretinham-se a construir uma pequena casa de pedras soltas, no local onde hoje se encontra a Basílica. De repente, viram uma luz brilhante; julgando ser um relâmpago, decidiram ir-se embora por medo da chuva, mas, logo abaixo, outro clarão iluminou o espaço, e viram em cima de uma pequena azinheira (lugar onde agora se encontra a Capela das Aparições), uma "Senhora mais brilhante que o sol", de cujas mãos pendia um terço branco.

A Senhora lhes disse que era necessário rezar muito e os convidou a voltarem àquele lugar durante os próximos cinco meses, sempre nos dia 13 e naquela mesma hora. As crianças assim o fizeram e nos dias 13 de Junho, Julho, Setembro e Outubro, a Senhora voltou a aparecer-lhes e a falar com elas. No mês de agosto, no entanto, a aparição aconteceu no dia 19, no sítio dos Valinhos; isso porque no dia 13, as crianças tinham sido levadas pelo Administrador da região ao município de Vila Nova de Ourém a fim de darem explicações sobre os fenômenos dos quais eram testemunhas.

Na última aparição, aos 13 de Outubro, estando presentes cerca de 70.000 pessoas, a Senhora apresentou-se àquelas crianças como sendo a "Senhora do Rosário" e pediu que fizessem ali uma capela em sua honra. Depois da aparição, todos os presentes observaram o milagre prometido às três crianças em Julho e Setembro daquele ano: o sol, assemelhando-se a um disco de prata, podia ser visto sem dificuldade e girava sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se sobre a terra.

Alguns anos mais tarde, Nossa Senhora voltou a aparecer a Lúcia, única vidente que ainda era viva e que havia se consagrado como religiosa. As aparições à Ir. Lúcia se deram na Espanha (10 de Dezembro de 1925 e 15 de Fevereiro de 1926, no Convento de Pontevedra, e na noite de 13/14 de Junho de 1929, no Convento de Tuy), quando a Virgem pediu a devoção dos cinco primeiros sábados (rezar o terço, meditar os mistérios do Rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria) e a Consagração da Rússia ao mesmo Imaculado Coração. Este último pedido, Nossa Senhora já o havia feito em 13 de Julho de 1917, na parte já revelada do chamado "Segredo de Fátima".

Anos mais tarde, a Ir. Lúcia conta ainda que, entre Abril e Outubro de 1916, tinha aparecido um Anjo aos três videntes, por três vezes, convidando-os à oração e penitência.

Desde 1917, não mais cessaram de ir à Cova da Iria milhares e milhares de peregrinos de todo o mundo, primeiro nos dias 13 de cada mês, depois nos meses de férias de Verão e Inverno, e agora cada vez mais nos fins de semana e no dia-a-dia, num montante anual de cinco milhões de peregrinos."


(texto extraído e adaptado do site oficial do Santuário de Fátima,
onde também podem ser encontrados os conteúdos de cada aparição:

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


Santuário de Fátima: eis a primeira visão de quem visita o local. À esquerda, se pode ver o local das aparições, em 1917, onde hoje está construída uma capela em honra à Virgem Maria.


Aproximando-se mais do Santuário, ao centro do pátio encontra-se uma imagem de Jesus que, em sua misericórdia, acolhe o peregrino.


Interior do Santuário (Basílica de Nossa Senhora do Rosário). Ali tive a graça de concelebrar por duas vezes a Eucaristia; a primeira no dia de minha chegada e a segunda, quase de madrugada, antes de minha partida: momentos de graça!



Local das aparições de 1917. Hoje, avistamos uma capela maior construída para abrigar a primeira e pequenina capela construída em cumprimento ao pedido da Virgem aos pastorinhos.


Eis a primeira capelinha construída no local das aparições. Sabe-se hoje que, dentre os três "segredos" que a Virgem havia confidenciado aos videntes, um dizia respeito ao atentado que o Papa sofreria no final daquele século. De fato, João Paulo II sofreu um atentado a tiros, na Praça de São Pedro, no Vaticano (em 1981, aos 13 de maio!). Um detalhe interessante: uma das balas que o atingiram, depois de retirada do corpo do Pontífice, foi cravada na coroa que repousa sobre a cabeça da imagem da Virgem, exposta na capela (foto).


Defronte à Basílica do Rosário foi construída uma nova Igreja dedicada à Santíssima Trindade. A foto retrata o presbitério da nova Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário