quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Portugal - Parte 2

De Lisboa, seguimos viagem para a cidade de Coimbra, distante algumas poucas horas. Lá passamos apenas algumas horas, o suficiente para visitarmos o câmpus mais antigo da famosa e conhecida Universidade, motivo que nos levou realizar a visita àquela cidade. Hoje, partilho com você que me acompanha um pouco do que vimos naquela interessante cidade.

Coimbra

Coimbra é a principal cidade da região central de Portugal. Possui uma alta importância histórica, tenso sido berço de nascimento de vários reis de Portugal e da sua primeira dinastia, além de possuir a primeira universidade do país e uma das mais antigas de toda a Europa.

Eminentemente universitária, além de seus 150.000 habitantes aproximadamente, Coimbra recebe cerca de 20.000 estudantes vindos de diversas partes. Isso faz da cidade um misto de tradição e modernidade: ao mesmo tempo em que encontramos cenários de ruas estreitas, pátios e arcos medievais, também se pode avistar inúmeros bares e regiões de intensa vida noturna.


Universidade de Coimbra

Umas das maiores instituições do país, a Universidade de Coimbra foi fundada por Dom Dinis, aos 1º de março de 1290. Após sete séculos de uma brilhante história, a Universidade continua sendo referência no cenário internacional, sendo constituída por oito faculdades: Letras, Direito, Medicina, Ciência e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, além de Ciências do Desporto e Educação Física.

A única parte aberta à visitação de turistas localiza-se dentro do chamado Pólo Universitário I. Ali, se pode visitar a parte mais antiga da universidade, onde propriamente tudo começou, e onde hoje se encontra, além dos edifícios históricos, as dependências da Faculdade de Direito.

Abaixo, seguem fotos e descrições dos lugares que pudemos visitar ao longo daquele dia. Deixo, aqui registrado, meu agradecimento aos funcionários que tão bem nos receberam. Para os que desejam conhecer melhor a Universidade, basta acessar o site oficial da mesma: http://www.uc.pt/

A gente se vê amanhã.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


Panorama da cidade, vista do alto do edifício histórico da Universidade.


Porta de acesso ao pátio mais antigo da Universidade.


Como se lê: Diploma da fundação da Universidade passado por D. Dinis em 1290. A peça encontra-se no museu da Universidade.


Padre Manuel da Nóbrega, jesuíta, fundador da cidade de São Paulo (Brasil) foi aluno da Universidade de Coimbra. Alguns anos depois da fundação da cidade na nova colônia, Padre Manuel leva a chave da cidade de São Paulo para ser entregue às autoridades portuguesas. Hoje a chave é exposta no antigo edifício do Cárcere Acadêmico.


Atas da visita de Dom Pedro II, Imperador do Brasil, à Universidade. Entre outros assuntos, o Imperador e sua comitiva tratava com as autoridades universitárias a criação do Jardim Botânico na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).


Estruturas do que foi, até 1832, o Cárcere Acadêmico. O espaço, ao longo dos séculos, teve três fases distintas de utilização. O curioso é a sua primeira fase, cuja estrutura física provavelmente não existe mais. Tratava-se do cárcere medieval do Paço Real, edificado no final do século XIV. A existência de um cárcere na universidade se explica pela intenção de querer preservar os detentos universitários, presos muitas vezes por razão puramente disciplinar (!) do convívio com criminosos nos cárceres da cidade...


Fachada da Biblioteca Joanina. O edifício, construído entre 1717 e 1728, possui três andares e cerca de 200.000 volumes, dos quais os mais antigos datam dos séculos XVI, XVII e XVIII (em sua maioria, representam o que de melhor havia na cultura européia daquele tempo).

Pátio central do câmpus (acima) e fachada da Reitoria (abaixo).




Torre da Universidade, no canto esquerdo do pátio central.


Sala dos Grandes Atos. É a principal sala da Universidade de Coimbra, sendo ainda hoje utilizada nas cerimônias acadêmicas, tais como: defesa acadêmica do doutoramento, concessão de doutoramento honoris causa, abertura solene das aulas e a investidura do Reitor. Vale ressaltar que nesta sala ocorreram importantes episódios da vida da nação portuguesa, uma vez que esta foi a Sala do Trono de todos os reis de Portugal durante a primeira dinastia portuguesa (1143-1383).


Sala das Armas. Formada pelas salas amarela e azul, este recinto fazia parte da ala real do antigo palácio. Na foto, se pode ver a Sala Azul, última da antiga ala real aberta à visitação. Na parede do fundo, do lado esquerdo, se pode ver o retrato do Reitor Visconde Seabra, autor do primeiro Código Civil de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário