quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fala, Senhor, o teu servo escuta! (1 Sm 3,10)


Talvez você já tenha se perguntado sobre como se tornar uma pessoa de oração. Na verdade, isso não é uma tarefa tão difícil quanto parece. O problema é, que muitas vezes, porque observamos o testemunho dos grandes homens e mulheres de oração, achamos que estamos muito distantes de ser como eles. Porém, esquecemos que também aqueles que hoje são nossos modelos, começaram dando seus primeiros passos.

A oração é um diálogo simples e afetuoso com Deus. Num diálogo, um escuta e o outro fala e depois invertem-se os papéis. Daí a primeira lição: precisamos aprender a escutar e a falar. O processo é semelhante ao que acontece conosco quando ainda somos crianças. Ouvimos nossos pais nos ensinando e tentamos, de certa forma, reproduzir aquilo que escutamos; as primeiras palavras saem quase incompreensíveis, mas com o passar do tempo vamos aprendendo a nos comunicar melhor...

Dê um primeiro passo hoje. Procure escutar o Senhor que fala. Lembre-se que ninguém consegue escutar se não faz um pouco de silêncio. Silencie por alguns minutos. Não é difícil. Poucos minutos por dia são suficientes para exercitar os ouvidos e o coração. O que realmente importa é aquela disposição interior que vemos presente no coração do jovem da Sagrada Escritura: "Fala, Senhor, o teu servo escuta!" (1 Sm 3, 10)

Vamos tentar hoje?

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Muito lindo o que escreveu!
    A primeira reacao de quando nao estamos bem, eh de nao conseguir orar!
    E, as vezes, ficamos olhando os outros... e nos sentimos muito pequenos!
    Creio que pela experiencia pessoal que cada um traz ao longo da vida, e diante das dificuldades, aprendemos a exercitar nosso coracao a dialogar com Deus com muita ternura!
    Ja fiquei diante do Santissimo sem conseguir orar uma frase sequer!
    Confesso que amigos queridos, em momentos muito dificeis, ja rezaram em meu lugar!
    Dai a importancia de rezarmos sempre uns pelos outros... e sem perceber, ficamos muito mais perto de Deus!
    Obrigada por nos ajudar a encontrar o caminho que nos leva ao Pai!
    Beijao no cuore!

    ResponderExcluir