quarta-feira, 10 de junho de 2009

A virtude da prudência


Quem de nós já não iniciou o dia achando que não ia dar conta de tudo o que deveria fazer? Ou quem de nós alguma vez não concordou com a tese de que o dia deveria ter mesmo mais que 24 horas? De fato, parece que estamos mergulhados numa rotina que nos obriga a realizar o maior número de coisas num espaço cada vez mais curto de tempo.

Claro que tudo isso tem um preço. Para além dos males ligados a saúde - coisa que as publicações do gênero não se cansam de ilustrar - esse estilo de vida pode nos roubar a capacidade de refletir diante das decisões que somos chamados a tomar no dia-a-dia. De fato, a prudência é uma das virtudes mais ausente em nossos dias.

Todas as nossas ações devem estar orientadas para o bem. A prudência é aquela virtude que nos leva a discernir e escolher os meios mais adequados para realizar o bem. Um exemplo? Se para me sentir bem no dia seguinte, devo dormir cerca de oito horas por dia, a prudência é a virtude que me faz desligar o computador e ir dormir na hora certa... Outro exemplo? Se devo preservar a vida das pessoas enquanto dirijo meu carro, a prudência é a virtude que me impede de beber antes de guiar... Poderíamos dar outros inúmeros exemplos, desde os mais "banais" aos realmente importantes. O fato é que, na maioria das vezes, a falta de prudência é uma das principais causas dos males que nos afetam e que nos impedem de ser feliz.

Bem, temos o dia de hoje para nos exercitar!
Eu quero começar já! Espero que você também!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

2 comentários:

  1. Bem...
    Voce nos deu de presente uma ACADEMIA DO ESPIRITO 24 HORAS!

    Local onde a gente entra quando quer... fica o quanto quer... e aprende a exercitar para criar musculos fortes na alma!
    E eh gratisssssss!!!
    Tenho plena certeza de que mais do que nos, voce se exercita muito alem! E esse eh um dos misterios de Deus!
    Parabens pela iniciativa em contribuir para sermos melhores a cada dia, mesmo tendo um oceano te separando da nossa presenca!
    Vamos exercitar!!!
    Beijao!!
    ROSE

    ResponderExcluir
  2. Se me permite o comentario, a letra em azul dificulta a leitura, ainda mais sobre o fundo escuro.

    ResponderExcluir