quarta-feira, 11 de novembro de 2009

A abadia de Cluny [França]

Caro amigo,

Na postagem anterior, pudemos ver que o Papa Bento XVI dedicou sua catequese de hoje à então chamada "Reforma de Cluny", cuja história ele mesmo forneceu elementos suficientes para uma boa compreensão da extensão e alcance de tão importante movimento.

Como havia dito na pequena introdução ao discurso do Papa, tive a graça de visitar o lugar onde se encontram os escombros dessa antiga abadia (Borgonha, ao centro-nordeste da França), em abril desse ano. Estávamos realizando uma peregrinação aos lugares de São Francisco de Sales, quando então "desviamos" a rota para conhecer um dos mais importantes centros religiosos e culturais da Idade Média.

Para além do que você já pode ler na postagem anterior, vale dizer ainda que o imenso complexo da abadia foi destruído quase que totalmente por ocasião da Revolução Francesa. Mas o que resta hoje do complexo oferece condições ao visitante para se ter idéia do que a abadia representou durante o grande período em que existiu. Abaixo, algumas fotos, como prometido.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.


Maquete da Abadia de Cluny, no momento mais alto de sua expansão: acima, o complexo visto de frente; abaixo, uma visão lateral que possibilita também vê-lo aos fundos.




A foto acima e as duas abaixo mostram o pouco que sobrou da Abadia de Cluny.


Nenhum comentário:

Postar um comentário