terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sexo antes do casamento

O que a Igreja fala sobre sexo antes do casamento e por que é contra a pílula? A vida de hoje não é muito difícil para se ter muitos filhos?
(Adriana, 22, São Paulo)

Olá, Adriana!
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Bem, na verdade, são três as perguntas que você me fez. Tentarei, de maneira suscinta, comentá-las na mesma postagem, ainda que mereçam, pela importância que possuem, um espaço bem maior... Começaremos tratando-as na ordem inversa em que foram feitas, ou seja, da terceira à primeira.

A primeira coisa que devemos considerar com atenção é que o fato dos tempos de hoje não serem nada fáceis, não nos permite lançar mão de qualquer método para impedir a geração da vida. Em princípio, a Igreja não se opõe ao controle da natalidade, desde que os métodos utilizados para tanto não firam o curso natural da vida.

Por esse motivo, a Igreja desautoriza a utilização da então conhecida "pílula" como medida contraceptiva. De um modo geral, tais composições químicas não respeitam a natureza e a finalidade do ato matrimonial, além de se revelarem, em sua grade maioria - como é o caso da conhecida "pílula do dia seguinte" -, como procedimentos abortivos.



Por fim, o ato conjugal possui dois grandes significados: ao mesmo tempo em que une de modo íntimo e profundo os esposos, os tornam aptos para a geração de novas vidas. É nesse contexto que se compreende a relação sexual como coroação de um longo processo que encontra no matrimônio sua plena realização. Por isso, fora da vida matrimonial, a relação sexual esvazia-se de seu sentido pleno e se afasta da sua mais alta finalidade. Creio que as palavras de João Paulo II expressam bem o pensamento da Igreja a respeito do assunto:

"A sexualidade, mediante a qual o homem e a mulher se doam um ao outro com os atos próprios e exclusivos dos esposos, não é em absoluto algo puramente biológico, mas diz respeito ao núcleo íntimo da pessoa humana como tal. Ela só se realiza de maneira verdadeiramente humana se for parte integral do amor com o qual homem e mulher se empenham totalmente um para com o outro até a morte." (Exort. Apostólica Familiaris Consortio, 11)

É claro que, com essas poucas palavras, não estamos colocando um ponto final a tão complexo tema. São apenas sinalizações que o pouco espaço de que dispomos nos permite realizar. Continuamos abertos às novas e possíveis perguntas que procurem aprofundar o assunto.

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

__________________________
Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário