quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Não pecar contra a castidade. Que é isso?

Padre, gostaria de uma explicação maior do 6º mandamento: Não pecar contra a castidade.
(Roberto, 14 anos, São Paulo)

Olá, Roberto!
Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Para tentar compreender melhor o 6º mandamento, a primeira pergunta que podemos nos fazer é sobre o que significa a palavra "castidade", já que atualmente, quando ela não é absolutamente esquecida, tem seu significado totalmente desfigurado.

O Catecismo da Igreja Católica define castidade como sendo "a correta integração da sexualidade na pessoa" (CaIC 2337); isso em outras palavras, significa a vivência da sexualidade de maneira verdadeiramente humana.

Mas o que é a sexualidade? A pergunta é simples, mas a resposta é bem complexa. Em todo o caso, a Igreja nos ensina que a sexualidade "diz respeito particularmente à afetividade, à capacidade de amar e de procriar e, de uma maneira geral, à aptidão a criar vínculos de comunhão com os outros (CaIC 2332).

Assim, podemos dizer que uma simples amizade para ser casta, precisa ser um espaço onde os amigos cresçam na comunhão uns com os outros, sem, por exemplo, instrumentalizar ninguém em prol de interesses pessoais. Isso vale, de maneira especial, para o relacionamento amoroso entre homem e mulher: para ser uma relação casta, precisa promover uma verdadeira comunhão, a partir da qual ambos realizem de maneira digna a própria capacidade de amar.


Para crescermos na vivência da castidade, precisamos, em primeiro lugar, procurar viver, pessoalmente, o amor de maneira íntegra, evitando toda espécie de comportamento duplo. Além disso, como a vida casta nos orienta à comunhão, aprendemos com ela a nos doar por inteiro, tornando-se para os outros, testemunhas do amor e da ternura de Deus que se doou inteiramente a nós.

Por fim, toda situação ou comportamento que ofende o amor verdadeiramente humano, ou seja, aquele que se espelha no amor de Deus, fere e ofende a castidade. Obedecer ao sexto mandamento, implica, de um modo geral, rejeitar toda a forma de banalização do amor.

A partir desses mínimos conceitos, podemos começar a analisar casos concretos, dos quais podem (e devem!) surgir muitas perguntas do tipo "viver desse jeito, corresponde à uma vida casta?" Perguntar-se sobre isso é atitude fundamental para quem deseja responder com fidelidade ao 6º mandamento. Bem, meu caro Roberto, mas para analisar situações concretas, vou aguardar suas outras perguntas, está bem?

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

____________________________

Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário