sábado, 16 de fevereiro de 2008

Levantai-vos e não tenhais medo!

2º Domingo da Quaresma - Ano A (2008)
Evangelho (Mateus 17,1-9)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

"Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!"Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus. Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Detalhe: Imagem em Pedra à entrada do Castel Sant'Angelo, Roma


Continuamos, com o 2º Domingo da Quaresma, nosso caminho em direção à celebração da Páscoa do Senhor. Temos visto como esse tempo tem sido ocasião favorável de avaliação da própria vida, arrependimento e conversão. O Senhor tem falado conosco, dia a dia, mas de maneira especial no dia que lhe é especialmente dedicado.


Nós nos recordamos que, no domingo passado, o Senhor nos falou da necessidade de nos reconhecermos pecadores e se apresentou a nós como aquele, por meio de quem recebemos o perdão dos nossos pecados. Também se apresentou a nós como aquele que pode nos ajudar no caminho que somos convidados a percorrer de renúncia a todo tipo de pecado e de situação que nos afasta do amor de Deus.


Nesse segundo domingo, o Senhor deseja nos mostrar porque devemos nos decidir por esse caminho de conversão interior, de renovação de vida! Somos convidados por Deus a descobrir a vocação à qual somos chamados: a participarmos da vida de Deus!


Temos na primeira leitura o relato da vocação de Abrão. Na segunda leitura, o autor nos recorda que "Deus nos salvou e nos chamou para uma vocação santa" (2 Tm 1,9). Ainda nos recorda o autor da carta que essa graça nos foi revelada pela manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, no Evangelho desse domingo, percebemos que o Senhor dá a conhecer sua intimidade a nós!


Vamos analisar com mais cuidado os dados que nos são apresentados no Evangelho a respeito de Jesus. Ficaremos convencidos de que, de fato, o Senhor, de maneira muito privilegiada, quis se revelar a sua vida, meu irmão...


Jesus, no Evangelho, leva seus discípulos a uma alta montanha. O alto da montanha, na linguagem bíblica, sempre designou, o lugar da intimidade com Deus, de sua manifestação. É interessante também que Jesus leva consigo os discípulos com quem tinha mais intimidade; aquilo que presenciariam era realmente intimo, algo que só os amigos de Jesus conhecem! Tanto a voz que se escuta do céu quanto a presença de Moisés e Elias, ao lado de Jesus, nos revelam coisas a seu respeito. A voz, como sabemos, o proclama como Filho de Deus. Moisés, ali, representa toda a Lei e Elias, todos os Profetas. Portanto, sobre a montanha, Jesus se manifesta aos seus amigos, como o Filho de Deus, em quem se resume toda a Lei e os Profetas.


Mas ao mesmo tempo em que se revela a nós, Jesus também nos leva a conhecer a que todos nós somos chamados. Pelo batismo, todos nos tornamos filhos de Deus porque somos mergulhados em Cristo, Filho de Deus por excelência. À medida em que vamos nos esforçando para nos configurar a Jesus, vamos crescendo na experiência de sermos filhos e filhas de Deus. E a transfiguração do Senhor, nesse sentido, é a manifestação do que realmente seremos se levarmos esse nosso caminho a sério.


Peçamos essa graça a Deus nesse 2º Domingo da Quaresma. Queremos prosseguir no caminho do conhecimento do Senhor. Queremos e sentimos a necessidade de crescer na intimidade com o Senhor. Por isso nos esforçamos pela conversão de vida para nos tornarmos cada vez mais semelhantes a Ele, porque "sabemos que quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a Ele, porque o veremos tal como Ele é" (1 Jo 3,2).


Deus te abençoe!
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pe. Maurício, sua benção!!
    Sou paroquiana da Santa Terezinha, eu e minha mãe ficamos tristes com sua partida... Hoje,descobri que o Sr.tem um blog. Foi buscando notícias da saida do Pe Mauro Bombo da paróquia Sta Terezinha, que descobri.
    Serei leitora assídua deste!! Ah, nunca me esqueço de incluir seu nome nas minhas orações.

    Que Deus o proteja e guarde!!

    Regina Ribeiro

    ResponderExcluir