domingo, 6 de julho de 2008

14º Domingo do Tempo Comum – Ano A - 2008


Evangelho (Mateus 11, 25-30)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: 25"Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!




Gostaria de retomar com você a reflexão que temos feito sobre a nossa formação de discípulos do Senhor. E por quê? Porque o Senhor continua, por meio das leituras que temos escutado ao longo dos últimos domingos do Tempo Comum, formando em nós um coração de discípulos. Recordo-me que nas últimas vezes que nos encontramos por aqui, afirmei que estamos numa verdadeira escola de discípulos. E é verdade! O Senhor tem nos tomado pela mão e nos guiado por seus caminhos! De fato, é verdadeira a palavra do profeta que ouvimos na primeira leitura desse Domingo: “Eis que vem teu rei ao teu encontro” (Zacarias 9,9). Sim! Ele tem vindo todos os dias ao nosso encontro! E isso é motivo de alegria para nós! Por isso é que o mesmo profeta nos exorta: “Exulta, cidade de Sião! Rejubila, cidade de Jerusalém!” e o salmista nos recorda que “o Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura” (Salmo 144 [145]).

Meu irmão, não posso continuar a reflexão sem antes lhe convidar a parar um pouco para pensar sobre o que acabamos de dizer. Em outras palavras, queremos dizer que Deus está investindo em você, formando em seu peito um coração de discípulo, um coração parecido com o Dele...! E isso por quê? Simplesmente porque Ele lhe ama... Puxa! Como precisamos entender isso! Na medida em que vamos compreendendo essas coisas, não nos resta outra atitude a não ser a do próprio Jesus: louvar a Deus, reconhecer seu amor e predileção por nós: “Eu te louvo ó Pai...” (Mateus 11,25). Pare por um instante sua leitura. Converse com o Senhor. Reconheça a obra que Ele tem feito em sua vida e o louve por isso. Faça-o com suas palavras, do jeito que você sabe... Ele aprecia aquilo que nasce do seu coração...

Iniciativa de Deus

Nessa formação de discípulos, hoje aprendemos que precisamos viver segundo o Espírito de Deus que habita em nós. Na segunda leitura da Santa Missa, o Apóstolo nos recorda que se o Espírito de Cristo habita em nós, então nós pertencemos inteiramente a Ele! Eis uma primeira e fundamental verdade de nosso discipulado: pertencemos ao Senhor! O Espírito Santo derramado em nossos corações no batismo nos faz verdadeiros membros do Corpo de Cristo: pertencemos a Ele!

Ora, é justamente por pertencermos a Ele, que Cristo vai comunicando vida aos nossos corpos. Note que o apóstolo qualifica nossos corpos como “mortais”. Se você acompanhou as reflexões que fizemos no blog sobre o pecado, certamente entenderá o porquê dessa qualificação. Mas não só! Compreenderá também a força da expressão que encontramos na mesma leitura da missa desse Domingo: “aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós” (cf. Romanos 9, 11). Por meio de seu Espírito, o Senhor vai nos comunicando vida! Quando compreendemos o que isso significa, não há como não louvarmos a Deus pela obra que percebemos que Ele faz em nós! Pare mais uma vez a sua leitura aqui... Agradeça a Deus pela vida que lhe tem sido comunicada!

Resposta do homem

Diante da ação de Deus em nós, resta de nossa parte, uma única resposta que seja realmente sensata: permiti-la! Sim, o Senhor está pedindo permissão para devolver vida à nossa vida. Precisamos dizer ‘sim’! No entanto, esse ‘sim’ não deve ser apenas pronunciado pela boca. O ‘sim’ que somos convidados a dar a Deus deve ser pronunciado com nossos próprios atos! Precisamos colaborar com a ação Dele em nós! Na mesma leitura, o Apóstolo nos recorda que é preciso “pelo Espírito, matar o procedimento carnal”. Que significa esse procedimento carnal? Implica tudo aquilo que nos leva a um "fechamento" em nós mesmos, numa atitude egoísta que nos impede de nos abrirmos a Deus e aos outros. É preciso lutar contra esse procedimento, “matá-lo” em nós, para que a vida que Deus nos comunica, seja por nós, comunicada aos outros!

Veja que interessante: o Senhor vai infundindo vida em nós para que nós a comuniquemos! Daqui nasce a compreensão de que aquele que é verdadeiro discípulo é também verdadeiro missionário. O que de Deus recebemos, nós o comunicamos! É tão bom tudo o que de Deus experimentamos que não conseguimos ficar com isso só para nós, queremos que outras pessoas também o descubram! Estamos, portanto, a cada Domingo, aprendendo a ser "discípulos e missionários do Senhor"!

Mas se nos parecer difícil?

Mas e quando nos parecer difícil lutar contra esse “procedimento carnal”? Bem, em primeiro lugar, o apóstolo mesmo salienta que tais procedimentos são exterminados pelo Espírito. Isso significa dizer que não é apenas por força própria que vencemos toda a forma de egoísmo ainda presente em nós. Nós as vencemos sempre que colaboramos com a ação de Deus em nós que continuamente nos comunica vida! Mas mesmo assim se nos parecer difícil, a saída é tão somente continuarmos fixando nossos corações no coração de Cristo, pois é Nele (somente Nele!) que encontraremos verdadeiro repouso: “vinde a mim, todos vós, que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mateus 11,28)

Interessante notar que, em outras palavras, estamos aprendendo que se o caminho do seguimento do Senhor nos cansar, uma boa saída que temos é a de nos achegarmos ainda mais perto Dele, para o seguirmos mais... Se você está percebendo, ser discípulo do Senhor requer colocá-lo, de fato, como centro de nossa vida, fazendo com que tudo que vivemos gire em torno Dele, a partir Dele e converja para Ele! É radical?! Sim, é radical! E que bom que seja assim, afinal não fomos feitos para pouca coisa, nascemos para voar muito alto! Somos, como discípulos, convidados a viver por Cristo, com Cristo e em Cristo, de modo que Ele seja a única razão e sentido de nossa vida!

Vamos voar para bem alto?!
Eu digo sim ao Senhor! E você?
Deus abençoe nossa decisão!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário