domingo, 27 de julho de 2008

17º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 13,44-52)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 44"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. 47O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí haverá choro e ranger de dentes.51Compreendestes tudo isso?" Eles responderam: "Sim".52Então Jesus acrescentou: "Assim, pois, todo o mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas".

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor.



Não há outra atitude do verdadeiro discípulo diante do conhecimento de seu Senhor que a radical mudança de vida. E por quê? Porque o discípulo vê nisso a única maneira de responder à altura o amor que experimenta da parte de Deus; sente-se amado de tal forma, que procura transformar sua vida como resposta de amor! Por isso no Evangelho de hoje, o Senhor compara o Reino dos céus àquele que acha um tesouro escondido no campo ou uma pedra preciosa de grande valor e vende tudo que possui para adquirir aquilo que encontrou.

É preciso vender tudo, sim! Não se trata de se desfazer dos bens que possuímos, mas de atribuir um novo valor a eles, nem mais nem menos que aquilo que eles realmente possuem... O problema de nossos dias é que muitos vivem uma confusão de valores porque já não concebem a vida a partir de seu Criador. Quando perdemos o referencial, tudo perde seu sentido... Expressiva, por exemplo, as palavras do Apóstolo Paulo diante do tesouro que ele havia enocntrado em sua vida: “Por causa de Cristo perdi tudo e considero tudo lixo, a fim de ganhar Cristo e estar com Ele” (Fl 3, 8-9). De fato, diante do conhecimento do Senhor, tudo se torna relativo.

E essa mudança de vida não acontece apenas nessa dimensão. Mudamos nossa maneira de enxergar a vida, de nos relacionarmos com as pessoas, de enfrentar os problemas do dia-a-dia etc. De fato, "se alguém está em Cristo, é uma nova criatura" (cf. 1Cor 5,17). É por isso que o Senhor nos fala de uma separação entre "bons" e "maus" no final dos tempos. Na verdade, não é uma separação querida pelo Senhor, mas conseqüência das escolhas humanas. Basta só lermos com atenção o que nos fala o Apóstolo na segunda leitura da Missa desse Domingo para nos convencermos de que Deus deseja que todos sejam salvos. Porém, a história tem mostrado que de um lado estão aqueles que se deixaram transformar pelo amor de Deus que tudo envolve, mas do outro, aqueles que, deliberadamente, lhe resistem até o fim.

Enquanto houver tempo para decidir, nossa missão de discípulos do Senhor não termina. Precisamos anunciar o Evangelho com a nossa vida. Sabemos o quão difícil é essa tarefa, mas por isso pedimos que o Senhor infunda em nosso coração - como lembrou o Santo Padre aos jovens, na 23ª Jornada Mundial da Juventude - a força do Espírito de Amor. Por amor, com amor e no amor, queremos anunciar o nome de Jesus e levar todos para mais perto dele.

Convido você a reafirmar essa sua decisão diante do altar do Senhor!

Boa semana! Deus abençoe sua vida!

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário