terça-feira, 15 de julho de 2008

XXIII Jornada Mundial da Juventude – Parte 1


"Receberão a força do Espírito Santo, que virá sobre vocês, e serão minhas testemunhas." (At 1,8)

Desde domingo, a atenção de toda a Igreja está voltada para Sidnei (Austrália) que, entre 13 e 21 de julho, deve abrigar quase um milhão de jovens para a 23ª edição da Jornada Mundial da Juventude. Eu, aqui de Oxford, e você, de onde me acompanha pelo blog, também somos convidados a estarmos em comunhão com todos os que se reúnem em Sidnei para pedir o dom do Espírito Santo sobre o mundo.

Por isso, nesses próximos dias, dedicarei as postagens do blog para refletir sobre o tema proposto para esta edição da JMJ: “Receberão a força do Espírito Santo, que virá sobre vocês, e serão minhas testemunhas.” (At 1,8). Utilizarei para essas nossas reflexões diárias a mensagem que o Santo Padre, o Papa Bento XVI, dirigiu aos jovens há exatamente um ano atrás, aos 20 de julho de 2007.

Ao escrever para os jovens do mundo inteiro, o Papa recordou-lhes que “o fio condutor da preparação espiritual para o encontro de Sidney é o Espírito Santo e a missão”. De fato, após a 22ª edição da Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2005, em Colônia (Alemanha), o ano de 2006 foi dedicado para a meditação sobre o Espírito Santo como Espírito da Verdade. Em 2007, os jovens procuraram conhecê-lo mais profundamente como o Espírito de Amor. Por isso em 2008, o Papa recordou aos jovens de que o fio condutor de preparação para o grande encontro em Sidnei era a meditação sobre o Espírito de Fortaleza e Testemunho que nos dá coragem de viver o Evangelho e a audácia para proclamá-lo. E tudo isso para que? Para alcançar três grandes e altas finalidades:


1. Reconhecer a verdadeira identidade do Espírito, em primeiro lugar ouvindo a Palavra de Deus na Revelação da Bíblia;

2. Tomar consciência da presença contínua e ativa do Espírito Santo na vida da Igreja, em particular redescobrindo que o Espírito Santo se põe como "alma", sopro vital da própria vida cristã, graças aos sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia;

3. Tornar-se, dessa forma, capaz de amadurecer uma compreensão de Jesus cada vez mais profunda e alegre e, ao mesmo tempo, tornar-se capaz de realizar uma prática eficaz do Evangelho no alvorecer do terceiro milênio.


O Papa, na abertura da mensagem endereçada aos jovens, os encoraja a “verificar a qualidade da vossa fé no Espírito Santo, reencontrá-la se foi perdida, revigorá-la se está debilitada e saboreá-la como companhia do Pai e do Filho Jesus Cristo, precisamente graças à obra indispensável do Espírito Santo”. Penso que tais palavras sirvam também para você que lê esse blog. Não importa a sua idade! Você está sendo convidado, nesse momento, a verificar a qualidade da vossa fé no Espírito Santo. Se ela foi perdida entre os problemas da vida, Deus lhe está convidando a reencontrá-la! Se ela anda debilitada e frágil, Deus está querendo revigorá-la para que você o redescubra: Pai e Filho e Espírito Santo! E isso tudo por obra do próprio Espírito que, ao se aproximar de nós, nos abre à realidade de Deus! Veja quanta graça estamos prestes a viver nesses dias, mesmo longe de Sidnei, já que acreditamos que o Espírito deseja renovar toda a face da terra.

A gente se vê amanhã!

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário