quinta-feira, 17 de julho de 2008

XXIII Jornada Mundial da Juventude - Parte 3

"Receberão a força do Espírito Santo, que virá sobre vocês, e serão minhas testemunhas." (At 1,8)


Dando prosseguimento ao nosso pequeno aprofundamento sobre o tema da JMJ 2008, vamos nos deter, no dia de hoje, sobre a segunda finalidade desse aproximar-se da Pessoa do Espírito Santo: “tomar uma consciência límpida da sua presença contínua e ativa na vida da Igreja, em particular redescobrindo que o Espírito Santo se põe como "alma", sopro vital da própria vida cristã, graças aos sacramentos da iniciação cristã Batismo, Confirmação e Eucaristia”.

O Espírito Santo como Mestre Interior

Assim como nos primórdios da Igreja, o Espírito Santo continua a agir com poder entre nós, filhos e filhas de Deus. Se Ele age em meio a nós, é importante que cada um de nós se esforce por conhecê-Lo, entrando em relação pessoal com Ele e, por fim, deixando-se por Ele orientar. Ao nos esforçarmos por conhecê-Lo, é natural que nos perguntemos a respeito de quem é o Espírito. Em sua mensagem aos jovens, o Papa Bento XVI formula tal pergunta de maneira bem pessoal: “quem é o Espírito Santo para mim?” e admite que, infelizmente, não são poucos os cristãos para quem o Espírito Santo continua a ser um grande desconhecido... Precisamos por isso redescobri-lo, mergulharmos ainda mais em seu mistério, de modo que possamos apresentá-lo ao mundo de maneira mais fidedigna.

Em nossa profissão de fé, proclamamos “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho”. Isso significa dizer que o Espírito Santo é o Espírito de amor do Pai e do Filho que é derramado em nossos corações. É o próprio Deus que vem até nós para nos levar a Ele. Esforçar-se por conhecê-Lo implica, sobretudo, acolhê-lo como nosso Mestre Interior que nos introduz no Mistério de Deus Trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Portanto, se nos tornar verdadeiros amigos de Jesus, devemos nos tornar amigos do Espírito; se quisermos conhecer Jesus, devemos procurar conhecer o Espírito, acolhê-lo em nosso interior. Somente Ele pode nos abrir à fé e nos permitir vivê-la plenamente todos os dias, assim como somente Ele pode nos levar ao encontro dos outros, acendendo em nós o fogo do amor, nos tornando desejosos de acendê-lo no coração de muitos.

Por fim, podemos nos perguntar sobre como podemos nos deixar renovar pelo Espírito Santo e crescer na vida espiritual. Em sua mensagem aos jovens, o Papa responde a essa pergunta, indicando o caminho dos sacramentos. É por meio dos sacramentos que crescemos na vida espiritual, já que é por ação deles que a fé nasce e se fortalece em nós. É mediante os sacramentos do Batismo, da Confirmação e em seguida, de modo continuativo, da Eucaristia que o Espírito Santo nos torna filhos do Pai, irmãos de Jesus, membros de sua Igreja e capazes de um verdadeiro testemunho do Evangelho.

Em relação à importância de uma vivência sacramental cada vez mais consciente da nossa parte, encerro transcrevendo abaixo um trecho da mensagem que Bento XVI direcionou aos jovens como forma de preparação para a Jornada que está sendo celebrada, nesses dias, em Sidnei na Austrália.

Os Sacramentos da Confirmação e da Eucaristia

Por isso, convido vocês a refletir sobre aquilo que lhes escrevo. Hoje é particularmente importante redescobrir o sacramento da Confirmação e voltar a encontrar o seu valor para o nosso crescimento espiritual. Quem recebeu os sacramentos do Batismo e da Confirmação recorde-se que se tornou "templo do Espírito": Deus habita nele. Esteja sempre consciente disto e faça com que o tesouro que nele se encontra dê frutos de santidade. Quem é batizado, mas ainda não recebeu o sacramento da Confirmação, prepare-se para recebê-lo, consciente de que assim há de tornar-se um cristão "completo", porque a Confirmação aperfeiçoa a graça batismal.

A Confirmação nos dá uma força especial para testemunhar e glorificar a Deus com toda a nossa vida (cf. Rm 12, 1); torna-nos intimamente conscientes da nossa pertença à Igreja, "Corpo de Cristo", de Quem todos nós somos membros vivos e solidários uns com os outros (cf. 1 Cor 12, 12-25). Deixando-se orientar pelo Espírito, cada batizado pode oferecer a sua contribuição para a edificação da Igreja, graças aos carismas que Ele infunde, porque "a manifestação do Espírito é dada a cada um, para proveito comum" (1 Cor 12, 7). E quando o Espírito age, traz na própria alma os seus frutos que são "caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e temperança" (Gl 5, 22). Àqueles que ainda não receberam o sacramento da Confirmação, dirijo o cordial convite a preparar-se para acolhê-lo, pedindo ajuda aos seus sacerdotes. O Senhor lhes oferece uma especial ocasião de graça: não a deixem escapar!

Aqui, gostaria de acrescentar uma palavra sobre a Eucaristia. Para crescer na vida cristã, é necessário alimentar-se do Corpo e Sangue de Cristo: com efeito, somos batizados e confirmados em vista da Eucaristia. "Fonte e ápice" da vida eclesial, a Eucaristia é um "Pentecostes perpétuo", porque cada vez que celebramos a Santa Missa recebemos o Espírito Santo que nos une mais profundamente a Cristo e nele nos transforma. Queridos jovens, se participarem freqüentemente na Celebração Eucarística, se consagrarem um pouco do tempo de vocês à adoração do Santíssimo Sacramento, da Fonte do amor, que é a Eucaristia, haverão de receber aquela alegre determinação de dedicar a vida ao seguimento do Evangelho. Experimentarão, ao mesmo tempo, que quando as nossas forças não são suficientes, é o Espírito Santo que nos transforma, que nos cumula com a sua força e nos torna testemunhas repletas do ardor missionário de Cristo ressuscitado.

(trecho extraído da mensagem de Bento XVI aos jovens, aos 20 de julho de 2007)


A gente se vê amanhã.
Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário