sábado, 8 de agosto de 2009

19º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (João 6,41-51)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 41 os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”. 42 Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?”43 Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45 Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46 Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47 Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48 Eu sou o pão da vida. 49 Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50 Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor!



O trecho do Evangelho que lemos no domingo passado (Jo 6, 24-35) serve como uma grande introdução ao discurso sobre o "Pão da Vida" que se estende por todo o capítulo sexto do Evangelho de São João. Tal discurso é articulado em duas grandes partes: a primeira (v. 41-50) que relaciona a expressão "pão da vida" à Palavra de Deus que se fez carne e veio habitar no meio de nós (cf. Jo 1,14); a segunda (v. 51-58) que relaciona a mesma expressão ao corpo e sangue de Cristo dados em alimento para a vida do mundo.

Jesus é o pão da vida que alimenta o mundo por meio de seu ensinamento (Palavra de Deus) e por meio da entrega de seu corpo e Sangue (Eucaristia). Por isso, na verdade, todo o discurso sobre o "Pão da Vida" parece estar articulado para nos demonstrar que a Santa Missa (Rito da Palavra + Rito da Eucaristia) é o local privilegiado por meio do qual Deus nos alimenta.

Vamos nos deter, de modo especial nesse 19º Domingo, sobre a primeira parte desse discurso. Num primeiro momento, Jesus afirma que "ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai" (Jo 6, 44). Ora, o Pai nos atrai, falando diretamente ao nosso coração, por meio de sua Palavra! Num segundo momento, Jesus continua dizendo que "todo aquele que escutou o Pai e por Ele foi instruído, vem a mim" (Jo 6, 45). Ora, isso significa dizer que todo aquele que escuta a Palavra do Pai e é ensinado por ela, chega até Jesus. Que verdade fundamental podemos concluir desses dois importantes versículos? Jesus é a Palavra de Deus! Vamos reler os dois versículos a partir dessa informação? Vamos lá: ninguém pode conhecer Jesus, se o Pai que o enviou não o dá a conhecer (cf. Jo 6, 44) e todo aquele que escutou a Palavra do Pai e foi por ela instruído reconhece Jesus nessa Palavra (cf. Jo 6, 45)!

Jesus é a Palavra de Deus! A atitude fundamental de todo o discípulo diante de tão grande revelação, é acolhê-la na fé. A fé em Jesus é a nossa garantia da ressurreição e da vida eterna. Por isso o próprio Senhor afirma: "Em verdade, em verdade eu vos digo, quem crê, possui a vida eterna. Eu sou o pão da vida." (Jo 6, 47-48). A fé é o dom que nos possibilita reconhecer Jesus na Palavra e na Eucaristia. Não foi essa a experiência dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-33)?

Cada Santa Missa celebrada é um encontro real com Jesus, Pão da Vida! Quando descobrimos essa maravilhosa verdade, nenhuma missa é igual a outra. Cada uma é um momento único e irrepetível de conformação de vida ao mistério que celebramos!

Vamos celebrar? Reconheçamos o Pão da Vida na Palavra de Deus!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário