segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Comunhão Eucarística nas mãos ou na boca?

Liturgicamente falando, a hóstia deve ser entregue nas mãos ou na boca? (Márcia, 33 anos, São Paulo, SP)

Olá, Márcia!

Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Um estudo pormenorizado sobre essa prática ao longo da história da Igreja nos revelará, a partir dos mais antigos registros (desde o séc. II) a prática das primeiras comunidades cristãs de receber a hóstia consagrada nas mãos; consta que o costume de recebê-la na boca foi introduzido mais tarde por razões de diversas naturezas, dentre as quais, a mais importante era a de evitar o risco de profanação.

Atualmente, o assunto é muito debatido entre grupos que defendem tanto uma como outra prática. Aqui, me limito a lhe apresentar o que diz o mais recente documentos da Igreja sobre o assunto:

1. Instrução "Redemptionis Sacramentum" de 25 de março de 2004

[92.] Todo fiel tem sempre direito a escolher se deseja receber a sagrada Comunhão na boca ou se, o que vai comungar, quer receber na mão o Sacramento. Nos lugares aonde a Conferência de Bispos o haja permitido, com a confirmação da Sé apostólica, deve-se lhe administrar a sagrada hóstia. Sem dúvida, ponha-se especial cuidado em que o comungante consuma imediatamente a hóstia, na frente do ministro, e ninguém se desloque (retorne) tendo na mão as espécies eucarísticas. Se existe perigo de profanação, não se distribua aos fiéis a Comunhão na mão.

2. Instrução Geral sobre o Missal Romano

[161.] Se a Comunhão é dada sob a espécie do pão somente, o sacerdote mostra a cada um a hóstia um pouco elevada, dizendo: O Corpo de Cristo. Quem vai comungar responde: Amém, recebe o Sacramento, na boca ou, onde for concedido, na mão, à sua livre escolha. O comungante, assim que recebe a santa hóstia, consome-a inteiramente.

[287.] Se a Comunhão do cálice é feita por intinção, o comungando, segurando a patena sob a boca, aproxima-se do sacerdote, que segura o vaso com as sagradas partículas e a cujo lado tem o ministro sustentando o cálice. O sacerdote toma a hóstia, mergulha-a parcialmente no cálice e, mostrando-a, diz: O Corpo e o Sangue de Cristo; o comungando responde: Amém, recebe do sacerdote o Sacramento, na boca, e se retira.


Em síntese, as duas práticas são permitidas. O que realmente importa é que tudo seja feito de modo mais adequado e digno com a natureza do Sacramento.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.
_____________________________

Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário