sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Qual a maneira certa: assistir ou participar da Missa?
(Robson, 30 anos, São Paulo)

Caro Robson,

Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

À medida em que compreendemos a natureza da Santa Missa, não restam dúvidas quanto ao modo como somos chamados a nos portar durante a celebração. Diante de tão grande manifestação de Deus que nos chama a participar de seu sacrifício pela redenção do mundo (cf. 1Cor 11, 23-26), não é possível permanecermos como meros espectadores. A única resposta coerente, portanto, é a de participarmos ativamente do mistério que celebramos.

Procure sempre participar da Missa. É o que ensina o mais importante documento da Igreja sobre o assunto. Abaixo, seguem algumas das muitas de suas citações:

" Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo; por meio dela cantamos ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial, esperamos ter parte e comunhão com os Santos cuja memória veneramos, e aguardamos o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até Ele aparecer como nossa vida e nós aparecermos com Ele na glória" (Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium sobre a Sagrada Liturgia, n. 08)

"Para assegurar esta eficácia plena, é necessário, porém, que os fiéis celebrem a Liturgia com retidão de espírito, unam a sua mente às palavras que pronunciam, cooperem com a graça de Deus, não aconteça de a receberem em vão. Por conseguinte, devem os pastores de almas vigiar para que não só se observem, na ação litúrgica, as leis que regulam a celebração válida e lícita, mas também que os fiéis participem nela consciente, ativa e frutuosamente." (SC 11)

"Para fomentar a participação ativa, promovam-se as aclamações dos fiéis, as respostas, a salmodia, as antífonas, os cânticos, bem como as ações, gestos e atitudes corporais. Não deve deixar de observar-se, a seu tempo, um silêncio sagrado." (SC 30)

"É por isso que a Igreja procura, solícita e cuidadosa, que os cristãos não entrem neste mistério de fé como estranhos ou espectadores mudos, mas participem na ação sagrada, consciente, ativa e piedosamente, por meio duma boa compreensão dos ritos e orações; sejam instruídos pela palavra de Deus; alimentem-se à mesa do Corpo do Senhor; dêem graças a Deus; aprendam a oferecer-se a si mesmos, ao oferecer juntamente com o sacerdote, que não só pelas mãos dele, a hóstia imaculada; que, dia após dia, por Cristo mediador, progridam na unidade com Deus e entre si, para que finalmente Deus seja tudo em todos." (Sc 48)

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

____________________________

Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para
canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário