sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Sacramento da Reconciliação

Sou catequista e uma das perguntas mais freqüentes que meus catequisandos me fazem é do por quê devem se confessar. Como explicar melhor? (Luzia, 20 anos, São Paulo, SP)

Olá, Luzia!

Obrigado pela visita ao blog e pela pergunta!

Em primeiro lugar, devemos receber com alegria esse tipo de questionamento, sobretudo vindo de catequisandos! A questão revela a busca de sentido na prática da confissão. Somente quando se compreende o sentido do que se celebra, é possível entender a ligação vital que existe entre doutrina, celebração e vida!

Penso que um primeiro desafio para você, catequista, é levá-los a compreender a doutrina básica sobre os Sacramentos. O Catecismo da Igreja Católica (parágrafos 1113-1130) poderá lhe ajudar a entender melhor o assunto. Geralmente, quando se compreende bem a função dos Sacramentos no plano divino da Salvação, não se pergunta mais sobre a importância e necessidade deles...

Mesmo assim, algumas questões de aprofundamento podem surgir. No caso, do Sacramento da Reconciliação, uma das questões que mais aparece é: "por que devo me confessar com um padre?" Expressões como "eu me confesso só com Deus" revelam não somente a falta de clareza sobre a natureza dos sacramentos em geral como também, nesse caso, a falta de aprofundamento do Sacramento em questão.

No caso do exemplo acima, é importante dizer que o pecado não é somente uma falta contra Deus, capaz de romper, dependendo da gravidade, a comunhão com Ele. Toda a forma de mal possui também um alcance social. No caso do pecado, ele também é uma ruptura da comunhão com a Igreja, o povo de Deus. Durante seu ministério, ao perdoar os pecados, Jesus esclarecia o duplo efeito desse sacramento: o reestabelecimento da comunhão com Deus e a reintegração dos pecadores à comunhão com o povo de Deus. Por isso, o sacerdote, naquele momento, é ministro de Deus na administração do perdão divino, mas também representante de toda a comunidade eclesial, atingida de alguma forma pelo pecado cometido.

A partir disso, penso que um passo interessante é estudar com eles a celebração do Sacramento, procurando compreendê-la em todas as suas expressões. Creio que com isso conseguirão perceber que a graça que ali opera os ajuda a traduzir em atos de vida a experiência do amor Daquele que os perdoa.

Grande abraço!
Deus abençoe a tua missão de catequista!

Com afeto salesiano,
P. Mauricio Miranda.

______________________________________________

Posso lhe ajudar? Sua dúvida pode ser a de muitos outros.
Envie sua pergunta para canal-direto@hotmail.com
Não esqueça de dizer seu primeiro nome, idade e cidade de onde escreve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário