domingo, 3 de fevereiro de 2008

Falando das coisas do coração - Parte 1

Vou tentar relatar um pouco das coisas que Deus me concedeu viver nesses últimos dias. Viajei , como sabem, no dia 29 de janeiro, para Turim, norte da Itália. De trem, a viagem durou sete horas. Nem vi passar... A paisagem valia a pena! Depois de ter saído da estação de trem e pegado um ônibus que me levaria até a casa salesiana, desci num ponto bem próximo à esquina de onde eu deveria ficar. Assim que dobro a esquina, me deparo com a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, à minha frente, tal e qual eu via nas fotografias... Não dava para acreditar que eu estava ali... Bem no centro da Praça Maria Auxiliadora está Dom Bosco!




Logo, à entrada da Igreja, já se avista o reconhecimento público de Dom Bosco e da ação salesiana na cidade. À esquerda de quem entra pode se ler o que segue: "A Congregação foi fundada por Dom Bosco em 1859 no bairro do subúrbio de Dora. João bosco, canonizado em 1934, foi sacerdote socialmente empenhado como Dom José Cafasso e Dom José Cottolengo: ele enfrentou com determinação o analfabetismo e o óscio juvenil. Inseriu os marginalizados no tecido social da cidade em crescimento, fornecendo-lhes educação, instrução profissional e sólidos princípios morais."




A Basílica de Nossa Senhora, foi portanto, o primeiro lugar no qual entrei. Recordei-me do que dizia Dom Bosco: "todo jovem que entra numa casa salesiana é trazido pelas mãos de Nossa Senhora". A missa estava começando naquele momento (carinhos de Deus, não é mesmo?). Participei da missa e tive a oportunidade de me confessar, no dia em que eu celebrava exatos 20 anos de meu batismo! Agradeci aos pés do Senhor, no altar de Dom Bosco, onde estão os restos mortais de nosso Fundador. Lá, rezei por você, caro internauta... Fiz uma prece especial por todos os que leriam estas linhas...







Terminada a oração com o povo, me dirigi à casa salesiana. Lá se encontra a sede da Inspetoria que abriga as presenças salesianas daquela região. Entrar naquele espaço foi uma experiência indescritível... A sede da Inspetoria funciona exatamente onde era o Oratório de Valdocco. Sem exageros, é possível sentir Dom Bosco muito de perto, sobretudo, ao olhar para aqueles espaços onde tudo, de maneira muito simples, começou... Logo na entrada, se encontra uma placa que fala tudo sobre o lugar. Nela se pode ler: "Valdocco: terra de Dom Bosco. Não entre distraído. Contemple-a como o campo que foi seminado, como a casa onde viveu o seu pai. Escute..."



Abaixo, você poderá ver algumas fotos de vários lugares do antigo Oratório de Valdocco. As imagens falam por si... E Dom Bosco, claro, fala com a gente... Boa conversa para você...!

Deus te abençoe!

Com afeto salesiano,

P. Mauricio Miranda.




Neste lugar, por cerca de vinte anos, foi colocado o palco sobre o qual se sentava Dom Bosco quando os alunos faziam apresentações artísticas nos dias festivos.



Vista atual do pátio onde aconteciam as apresentações que festejavam a vida no Oratório!




Numa tarde de novembro de 1854, um misterioso cão salvou Dom Bosco das mãos de dois malfeitores. Grigio - como ficou conhecido - acompanhou Dom Bosco por bons tempos pelo Oratório e se colocava aos pés dessa escada por onde Dom Bosco subia para seu quarto.





Abaixo dessa coluna era colocada a cátedra de onde por muitos anos Dom Bosco falou aos jovens nas rápidas palavras da boa-noite.



Cátedra da Boa-noite.



Pátio de onde os jovens escutavam Dom Bosco lhes falar, antes que o dia terminasse. Ainda hoje, milhares de jovens circulam por ali...



Eis o primeiro pátio do Oratório de Valdocco, onde os jovens se divertiam nos momentos de recreio. As duas primeiras janelas são da Capela Pinardi, a primeira capela da Congregação...


Confessionário de onde Dom Bosco atendia os jovens do Oratório.

2 comentários:

  1. Caracas!!! Sem comentários.... simplesmente, ASCOLTA!!!

    ResponderExcluir
  2. Entrei em seu blog por acaso (se é que existem acasos para Deus) e fiquei emocionado e contente em ler seus textos e ver fotos de um lugar tão especial para todos os que têm a Educação como meta.

    Não nos conhecemos pessoalmente, mas a internet faz verdadeiras "mágicas" quando bem utilizada.

    Que Deus sempre abençoe o senhor, Padre Maurício.

    Abraços.

    João Cesar
    São Paulo SP

    ResponderExcluir