sábado, 26 de abril de 2008

"Ele permanece junto de Vós e estará dentro de Vós!" (João 14, 17)

6º Domingo da Páscoa - Ano A - 2008

Evangelho (João 14, 15-21)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Naquele dia sabereis que eu estou no meu Pai e vós em mim e eu em vós. Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.

— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!


Imagem do Espírito Santo fixada na Basílica de São Pedro, em Roma


Damos mais um passo importante, nesse 6º Domingo do Tempo da Páscoa, rumo à Solenidade de Pentecostes, momento em que a revelação de Deus Uno e Trino alcança, como dissemos, sua completude. De fato, é o Espírito Santo que nos introduz no mistério de Deus. É isso que Jesus explicava aos discípulos quando lhes dizia: “O Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, Ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito” (Jo 14,23-29).

Você, meu amigo, que tem acolhido em sua vida esse convite que o Senhor lhe faz de crescer a cada dia no conhecimento Dele, saiba que é pela ação do Espírito Santo que você avança. É o Espírito Santo que, agindo em sua vida, ao mesmo tempo que vai abrindo seu coração e entendimento às coisas do Senhor, vai também lhe apresentando Jesus, o Filho de Deus e este, por sua vez, como ouvimos no Evangelho do domingo passado, é quem lhe revela o rosto do Pai. É, assim, somente no Espírito Santo que penetramos o mistério de Deus.

Importante, por isso, é pedirmos o dom do Espírito sobre nós, todos os dias de nossa vida. Se queremos crescer cada vez mais no Senhor, se queremos conhecê-lo mais profundamente, se queremos, por fim, nos tornarmos cada dia mais íntimos de Deus, uma só é a súplica que deve brotar, continuamente, de nossos lábios. Precisamos aprender a pedir: "Vem, Espírito Santo!"


"... Ele vos dará outro Defensor, para que permaneça convosco para sempre. " (João 14, 16)


Eis um versículo simples e profundo que traz consigo uma verdade que é capaz de mudar nossa vida inteira: o Espírito permanece conosco para sempre! Isso significa dizer que nunca estamos sós, que o Senhor nunca nos abandona, pois permanece e age em nós por meio de seu Espírito.

Quantas pessoas precisam "acordar" para essa novidade! Quantos precisam acolher essa verdade que transforma: "...Ele permanece junto de vós e estará dentro de vós" (João 14, 17). Somos templos do Espírito Santo! Deus habita dentro de nós por meio de seu Espírito! Tomar posse dessa certeza é o início da mudança de vida tão necessária, é permitir que Deus opere livremente em nosso coração, é entregar a condução de nossa vida em suas santas mãos, é sermos, enfim, inteiramente Dele. É sermos, de verdade, amigos de Deus...!

Ao longo de semana, convido você a pedir junto comigo o dom do Espírito Santo sobre nossa vida! Você pode se perguntar: "Mas se Ele está dentro de mim, por que é preciso que eu o peça?" Na verdade, pedir o dom do Espírito significa lhe dar a "permissão" de agir em nós. Deus não age em nós sem nossa permissão... Ele respeita até o último instante nossa liberdade... Por isso, é importante pedir com fervor: "Vem, Espírito Santo!"; em outras palavras, dizer-lhe: "Sim, Senhor, age em mim, eu lhe permito... E nós poderemos fazer essa pequena oração, repetindo-a ao longo de todo o dia: ao levantar, no caminho para o trabalho ou à escola, durante nossas atividades, no banho, enfim, em todas as grandes e pequenas atividades que realizamos, basta dizer do fundo do coração: "Vem, Espírito Santo!" É assim que vamos permitindo que Ele vá ampliando seu raio de ação dentro de nós...

Tenho a certeza de que, pouco a pouco, seremos pessoas transformadas pelo poder do Espírito de Deus! Eu acredito nisso! E você?


Com afeto salesiano

P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário