domingo, 13 de abril de 2008

Exercícios Espirituais na Polônia - Parte Final

6º e 7º dias: Wieliczka e retorno à Itália

No sexto dia do Retiro Espiritual, nós tivemos oração, pregação e tempo de silêncio e de oração pessoal pela manhã. Após o almoço, como era o nosso último dia de permanência na Polônia, fomos convidados a visitar a cidade de Wieliczka, onde se encontra uma das mais antigas minas de sal de toda a Polônia, inscrita pela UNESCO como "patrimônio cultural e natural da humanidade".

Wieliczka e as minas de sal

Wieliczka, fundada em 1290, é uma cidade do sul da Polônia, na área metropolitana de Cracóvia, situada na região da Pequena Polônia. As minas da cidade foram ocupadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e utilizadas como armazém para fábricas de produtos militares.

O local, além de belo pela beleza natural, abriga ao longo de suas galerias, diversas esculturas. Entre elas, as mais famosas são as de Nicolau Copérnico e de João Paulo II. A muitos metros de profundidade, pode ser vista uma belíssima capela toda talhada em sal (é uma maravilha!), onde todos os domingos se celebram missas ainda hoje. Descendo ainda um pouco mais, a mina oferece vários espaços para festas e eventos sociais: tudo a cerca de cento e cinquenta metros abaixo da superfície! Outras curiosidades são a realização de provas desportivas no local, além da existência de uma espécie de "sanatório", onde pessoas com problemas alérgicos ou respiratórios podem desfrutar dos benefícios de uma temporada subterrânea.




As minas de Sal em Wieliczka (entrada)

A cerca de 100 metros abaixo da superfície, uma capela toda esculpida em sal. De fato, tudo é feito de sal, o presbitério, as imagens, os detalhes dos lustres, as escadas e, inclusive, o chão.

O Crucifixo do Senhor, em sal.


Jesus entre os doutores da Lei. Obra talhada no sal.

Detalhes: piso do presbitério, altar central e cadeira do presidente. Tudo de sal!


No sétimo dia de retiro, tivemos a Missa de Conclusão dos Exercícios Espirituais e, logo em seguida, retornamos à Roma. As aulas começavam, logo no dia seguinte e, com elas, todas as exigências próprias do Mestrado que, inclusive, me impediram de escrever tudo isso antes.

Espero poder ter partilhado todas as riquezas que Deus me concedeu com você que me acompanha por este blog. Procuro fazê-lo, sobretudo, porque tenho recebido vários testemunhos de pessoas que se beneficiam com aquilo que por aqui lêem. Abaixo segue um trecho da homilia que João Paulo II fez no início de seu pontificado e que continua sendo plenamente atual. Creio também que ler essas palavras com os olhos de hoje, nos leva a reconhecer todo o pontificado desse grande homem em tão poucas, mas densas linhas: levar o Senhor aos homens, trazendo-os para o Senhor!

Deus abençoe sua vida!

Com afeto salesiano

P. Mauricio Miranda.




"Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem "o que é que está dentro do homem". Somente Ele o sabe!


Hoje em dia, muito frequentemente o homem não sabe o que traz no interior de si mesmo, no profundo do seu ânimo e do seu coração, muito freqüentemente se encontra incerto a cerca do sentido da sua vida sobre esta terra. E sucede que é invadido pela dúvida que se transforma em desespero. Permiti, pois — peço-vos e vo-lo imploro com humildade e com confiança — permiti a Cristo falar ao homem. Somente Ele tem palavras de vida; sim, de vida eterna."

(João Paulo II ao mundo, aos 22 de Outubro de 1978)

Nenhum comentário:

Postar um comentário