sexta-feira, 4 de abril de 2008

Exercícios Espirituais na Polônia - Parte 2

2º dia: Yasna Gora (Czestochowa)


Como disse, anteriormente, o Retiro Espiritual teve início dia 24/03, às 20h. Nesse instante, em todo o Retiro Espiritual, fazemos uma oração solene de abertura e ouvimos a primeira pregação que tem por objetivo nos preparar para os momentos que viveremos e para a dinâmica de todo o Retiro. Após esse momento, cultiva-se o silêncio até a manhã do dia seguinte.

O dia 25/03 foi dedicado à Nossa Senhora. Iniciamos nossa revisão de vida, contemplando o exemplo da Mãe de Jesus, como modelo de consagração a Deus e de serviço generoso ao próximo. Ela é, de fato, Mãe dos Filhos de Dom Bosco. De fato, todo salesiano tem uma história especial com a Virgem... Como sacerdotes, também temos uma relação muito particular com ela... Nós, salesianos em Retiro, confiamos toda a nossa vocação à ela, pedindo-lhe a graça de uma fidelidade cada vez mais intensa e amorosa ao Senhor.

Como o Retiro acontecia nas terras de João Paulo II, refletimos, ao longo de toda a manhã, motivados pela pregação no início do dia, sobre a devoção que Karol Woytila tinha por Nossa Senhora e como essa devoção moldou sua própria espiritualidade. De fato, é algo impressionante o amor que ele nutria pela Virgem desde o início de sua vida. O mundo, no entanto, veio a conhecer a grandeza de tal amor, ao longos dos anos de seu Pontificado.

Na parte da tarde, visitamos o Santuário de Nossa Senhora de Czestochowa, devoção muito popular em toda a Polônia. João Paulo II, ainda como jovem e ao longo de toda a sua vida, muitas vezes se dirigiu àquele Santuário para ali rezar. Nas linhas abaixo, apresento-lhes o local e lhes descrevo o primeiro momento mais intenso que vivi ao longo desse Retiro.

Czestochowa

Czestochowa é uma cidade polaca, localizada na região da Slesia, a 200 km da capital Varsóvia e a 100 km de Cracóvia. Tem pouco mais de 250.000 habitantes e é famosa por abrigar o Santuário da Virgem de Czestochowa. O Santuário é, sem dúvida, um dos mais importantes centros de culto católico do mundo. Recebe, anualmente, cerca de quatro milhões de peregrinos de todas as partes. A razão de tanta importância está num quadro que apresenta a Virgem com o Menino Jesus em seus braços, de tradição medieval bizantina.

Há uma tradição lendária que afirma que o próprio São Lucas evangelista teria sido o autor do quadro. Segundo críticos de arte, a pintura, provavelmente, é uma obra de arte que surgiu entre os séculos VI e IX. O que se pode, no entanto, com segurança afirmar, é que o quadro da imagem milagrosa e a devoção que se criou em torno da gravura por ele representada é antiquíssima e marcou profundamente a história e a vida de toda a nação polonesa.

Minha experiência em Czestochowa

Um primeiro sinal de Deus que observei ao chegar em Czestochowa foi a quantidade impressionante de jovens que compõem a massa de peregrinos. Sem medo de errar, posso afirmar que, naquele dia, os jovens formavam a maioria dos que visitavam o lugar. Estavam por toda a parte! Ao entrar na Basílica, uma nova supresa: era comum ver vários desses jovens rezando por longos minutos, de joelhos, com piedade admirável! Ao longo de toda a visita, pudemos, inclusive, conversar com um grupo muito simpático de jovens da Polônia.

Como salesiano, agradeci a Deus por poder avistar tantos jovens aos pés da Virgem. Foram para mim, em todo o momento em que passei por ali, modelo de amor alegre e expontâneo à Nossa Senhora, ao mesmo tempo que, sinal eloqüente de Deus que me continuava a me falar ao coração: cuida da juventude...

No entanto, o momento mais especial de toda a peregrinação foi a Celebração Eucarística. Nosso grupo retirante conseguiu a permissão de celebrar a Eucaristia na pequena capela onde se encontra o quadro miraculoso da Virgem. Tal capela fica à direita da grande Basílica dedicada à Assunção de Maria.

Celebrar a Eucaristia na pequena capela já foi uma graça admirável de Deus! No entanto, quero ainda lhes relatar aquilo que considerei um presente, muito particular, ainda maior. Todos nós, padres, nos preparávamos para a Missa, na Sacristia da Capela. Senti, no coração, um sentimento muito interessante. Creio que você já deve ter passado por momentos em que se sentiu muito pequenininho, indigno de estar vivendo um momento tão especial... Era assim que me sentia... Por isso, afastei-me do grupo e, no canto da Sacristia, conversava, minutos antes de iniciar a Missa, com Nossa Senhora, confidenciando-lhe as coisas do coração. Por causa disso, fui o útimo padre a entrar em procissão e, por certo, deveria ocupar o último posto bem ao fundo da capela. No entanto, quando cheguei na última fileira dos bancos, não havia mais lugar e, não tendo por onde sair (de fato, a capela pequena estava lotada... Éramos um grupo de 50 padres!), retornei ao presbitério pensando participar da Missa de dentro da Sacristia. Foi quando um funcionário do local trouxe-me uma cadeira e me fez sentar bem abaixo do quadro de Nossa Senhora, com o rosto voltado para Ela...

Aquilo que para alguns pode ter parecido uma coisa do acaso, para mim calou fundo. Celebrei a Santa Missa, literalmente, aos pés de Nossa Senhora! Não pude controlar minha emoção... De meu coração, só saía a palavra "obrigado"... Não sabia como agradecer um gesto tão simples de carinho... Não entendia o porquê, mas agradecia imensamente aquela graça...

Naqueles preciosos momentos, em que passei aos pés dela, me recordei de tanta gente querida do Brasil... Foi impressionante como vieram à minha lembrança muitos nomes, muito rostos de pessoas que se recomendam às minhas orações ou por quem meu coração pedia para rezar. Pedi que a bondosa Virgem abençoasse a todos, sem exceção!

Confio no amor fecundo de Mãe que dispensa tantos milagres a seus filhos por meio daquele simples quadro, diante do qual, ofereci todos os meus amigos e conhecidos. Por isso, convido você, leitor, a interromper sua leitura agora e a receber a bênção do "colo de Mãe" que eu trouxe daquele lugar tão especial...

Acredito que ela quer te abençoar, a você que lê essas palavras com atenção. Tenho absoluta certeza de que nossa querida Mãe está a seu lado agora, onde você estiver e em que situação estiver. Convido-lhe a rezarmos juntos com Ela, agora. Oremos.

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita
sois vós, entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa
Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
Amém.

Desça sobre você, sua vida e intenções, a bênção de Deus todo-poderoso:
Pai e + Filho e Espírito Santo. Amém!



Nossa Senhora de Czestochowa, rogai por nós! (Eis o quadro milagroso)

Entrada Principal do Santuário


A torre da Basílica

A Igreja fica no alto de uma belíssima colina. A imagem de João Paulo, um de seus mais famosos peregrinos, está no alto, abençoando todos aqueles que chegam (fotos acima e abaixo).



Grupo de salesianos que celebrou a Missa na Capela de Nossa Senhora.


A Basílica, dedicada à Assunção de Nossa Senhora, vista por dentro.



A pequena capela onde o quadro da Virgem é venerado.

Missa na Capela de Nossa Senhora. Eu, no canto direito inferior da foto.

Um comentário:

  1. Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita
    sois vós, entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa
    Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte.
    Amém.

    Vim aqui e rezei! nem contive as lágrimas...
    Obrigada Padre Mauricio...
    Que a Mãe do céu o envolva com seu manto protetor...

    Uma prece por tua caminhada...

    Deus abençoe o sr. ....

    até!

    ResponderExcluir