sexta-feira, 4 de abril de 2008

Exercícios Espirituais na Polônia - Parte 1

Depois de voltar dos trabalhos de Páscoa, aproveitando o período de recesso escolar, prossegui viagem para a Polônia, onde participei dos Exercícios Espirituais, durante os dias 23 a 30 de março passado.

Você pode se perguntar o que são tais Exercícios Espirituais. Convém explicar antes de prosseguirmos. Exercícios ou Retiro Espiritual é uma prática muito antiga em toda a Igreja, da qual participa todo o tipo de pessoa interessada em aprofundar seu relacionamento com Deus. Há diversas formas de realizá-lo. Nós, salesianos, os fazemos uma vez por mês e, anualmente, dedicamos sete dias inteiros para esta prática. Para nós, ela quer ser um momento de renovação interior, período em que paramos para pensar a própria vida, vocação e ministério à luz da Misericórdia do Senhor e, que portanto, pela força da mesma Misericórdia, renovamos nosso compromisso pessoal de entrega total e radical ao Senhor. É, portanto, para nós, um momento de profunda conversão pessoal e comunitária.

Os estudantes salesianos que moram na Universidade Salesiana de Roma formam um contingente de mais de 200 pessoas. Por isso, dividem-se em três grupos na época de tais Exercícios. Meu grupo, por exemplo, era formado por cerca de 50 padres salesianos, o que torna os gastos com viagens mais baratos, conpensando a locomoção para lugares um pouco mais distantes.

E por que a Polônia? No último dia 02 de abril, a Igreja recordou o terceiro aniversário da morte de João Paulo II. O Papa Bento XVI, em missa presidida na Praça de São Pedro, salientou a importância da figura de seu predecessor para a Igreja e para toda a humanidade. A ida a Polônia teve por objetivo aprofundar o conhecimento sobre e pessoa de João Paulo II e sua fisionomia espiritual. Foram dias de grande enriquecimento, à medida em que compreendíamos como esse Servo de Deus soube responder às exigências de nosso tempo, guiando toda a Igreja ao terceiro milênio da era cristã. Tentarei aqui, comunicar um pouco de toda a graça vivida naqueles dias, em terras polacas.

1º dia: Katowice e Cracóvia

Partimos pela manhã de Roma com destino ao aeroporto de Katowice (Polônia). A viagem de avião é de apenas duas horas, mas acabamos passando a manhã inteira em meio aos atrasos nos aeroportos (sim, por aqui também acontecem essas coisas...).

Katowice

Capital da Província de Slesia, Katowice localiza-se ao sul da Polônia. Fundada no século XIX, sob domínio russo, ganhou o status de cidade em 1865. Hoje, é a cidade principal da área industrial da zona superior da Slesia e dos distritos da área metropolitana, contando com pouco mais de 300.000 habitantes.

Conheci muito pouco dessa cidade. Assim que chegamos no aeroporto, tomamos o ônibus com destino a Cracóvia, onde iniciaríamos o Retiro Espiritual. Pareceu-me um lugar muito bonito com ótima infra-estrutura.

Ao descer do avião, notei que começava a neviscar. Percebi que seriam dias de frio intenso... E, de fato, o foram... Os termômetros chegaram a abaixo de zero, mas para os poloneses, tudo muito normal... Diziam, inclusive, que eram dias "agradáveis". Mais para frente, direi o por quê tinham razão... (hehe)

Cracóvia (Kraków)

Cracovia é uma das mais importantes cidades da Polônia. Localiza-se no sul do país, às margens do Rio Vístula e aos pés da colina de Wawel. Uma das mais antigas cidades polacas, foi fundada por volta do ano 700 (sec. VIII), sendo capital da Polônia entre os anos de 1320 e 1596. O Centro Histórico de Cracóvia foi inscrito pela UNESCO, em 1978, na lista dos Patrimônios da Humanidade.

Hoje, com quase 800.000 habitantes, é um grande centro comercial e industrial, além de importante pólo ferroviário. É, pode-se dizer, o principal centro cultural, artístico e universitário de toda a Polônia. Cidade de estudantes e ponto turístico, chega a receber cerca de 7.000.000 de visitantes por ano.

Cracóvia, é de fato, uma cidade belíssima! O que mais chama a atenção dos visitantes é sua limpeza e organização, além é claro, da simpatia dos habitantes. Pareceu-me muito segura também. É o tipo de cidade que marca para sempre as lembranças de quem a conhece.

No primeiro dia na Polônia, ao chegarmos à Cracóvia, tivemos tempo apenas de ajeitar as coisas e de andar um pouco pelo centro da cidade. Iniciamos os Exercícios Espirituais às 20h. Abaixo, seguem algumas poucas fotos do centro apenas. Depois, voltarei a falar de Cracóvia, já que seu mais importante Cardeal tornou-se, aos 16 de Outubro de 1978, João Paulo II...





Casa Salesiana de Cracóvia: Seminário de Filosofia e Teologia (Local do Retiro Espiritual)



Capela do Seminário (fotos acima e abaixo)





Rio Vístula ("corta" a cidade de Cracóvia)


Rio Vistula (Detalhes de Deus...)


Centro da cidade (acima e abaixo): há uma frota de ônibus bem antigos, estilo "bondes".

Centro da cidade

Tem que saber inglês. Se depender do polônes, você está perdido... rs

Cracóvia (detalhe)

Cracóvia (Detalhe)


Cracóvia (Detalhe)

Cracóvia (Detalhe)



Entardecer (Detalhes de Deus...)

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário