domingo, 13 de abril de 2008

Exercícios Espirituais na Polônia - Parte 4

4º dia: Debniki, Castelo Real de Wawel e arredores de Cracóvia

O quarto dia do Retiro foi dedicado ao estudo dos anos de juventude de Karol Woytilla, transcorridos em Cracóvia. Cracóvia, na verdade, foi a grande cidade de sua vida. Ali ele viveu, junto de seu povo, inúmeras dificuldades no tempo da invasão nazista, seja como jovem universitário, seja como seminarista clandestino. Na época do seminário, trabalhava ao longo de todo o dia e arrumava tempo para estudar sem que ninguém soubesse. Ele mesmo contava que, no trabalho, alguns amigos que sabiam de sua situação, permitiam que ele se ausentasse por algum tempo do trabalho para dar conta da leitura dos enormes livros que tinha para ler.

Fato curioso é que nesse tempo de sua juventude, os Salesianos de Dom Bosco tiveram um papel importante em sua formação religiosa e no surgimento de sua vocação. Ele, quando jovem, frequentava a paróquia salesiana de Debniki, um bairro da cidade de Cracóvia. Ele próprio, em seu livro "Dom e Mistério", lançado por ocasião de seus 50 anos de sacerdócio, relata a importância que as pessoas e aquele ambiente tiveram em sua vida (a tradução é minha e não observa nenhum rigor lingüístico):


"Devo ainda falar do período antecedente a minha entrada no seminário. Não posso, de fato, deixar de recordar um ambiente, e nesse lugar, um personagem de quem recebi muito, de verdade. O ambiente foi aquele de minha paróquia intitulada Santo Estanislau Kostka, em Debniki, em Cracóvia. A paróquia era cuidada pelos Padres Salesianos que um dia foram deportados pelos nazistas para o campo de concentração. Ficou apenas um velho pároco e o inspetor da província; todos os outros foram presos em Dachau. Creio que no processo de formação da minha vocação o ambiente salesiano tenha tido um papel importante."


De fato, depois de se tornar Papa João Paulo II, karol Woytilla confessou, certa vez, que foi diante do quadro de Nossa Senhora Auxiliadora, naquela paróquia que, em oração, ele recebeu a graça da vocação sacerdotal. Por isso, em sua última viagem a Polônia, ele fez questão de visitar nossa paróquia. Ainda que não tenha entrado (devido aos problemas de locomoção que já apresentava em idade muito avançada), parou à entrada da Igreja e rezou diante do quadro...

Durante o quarto dia do retiro, pela manhã tivemos oração, pregação e longo tempo para oração pessoal. À tarde, visitamos a paróquia salesiana. As fotos abaixo falam um pouco do local.


Paróquia salesiana de Debniki, Cracóvia (acima e abaixo)




Capela, onde hoje, se encontra o quadro de Nossa Senhora Auxiliadora, diante do qual o jovem Woytilla rezava sempre. À esquerda, está uma perfeita escultura feita por dois seminaristas salesianos da Polônia, em homenagem ao "ilustre paroquiano"...

A imagem de João Paulo II: a riqueza de detalhes é impressionante, parece vivo!

Eis o quadro diante do qual o jovem Woytilla rezava sempre. Depois de se tornar João Paulo II, ele confessou que foi diante dessa imagem que ele, recebeu de Nossa Senhora Auxiliadora, a graça da vocação sacerdotal...

Assim que saímos da paróquia salesiana de Debniki, fomos visitar o Castelo Real de Wawel. E por que visitamos esse local em dia de Retiro? Em primeiro lugar, porque, bem no meio do Castelo encontra-se a Catedral de Cracóvia, local de onde por longos anos, o simpático Cardeal Arcebispo karol Woytilla, governou e animou a Igreja de Cracóvia, até que o Senhor o chamou para ser Pastor da Igreja Universal. Na cripta da Catedral está o altar onde o recém-ordenado Padre Woytilla celebrou sua primeira missa. Outro fator que nos levou a realizar a visita ao Castelo Real é porque, de fato, a visita ao local é obrigatória para quem deseja conhecer a história de Cracóvia e de toda a Polônia.

Não pudemos retirar fotos das dependências do Castelo, mas apenas do saguão de entrada. Posso contar, no entanto, que o interior é belíssimo, bem conservado até os dias de hoje. A visita é uma verdadeira aula de história, já que retrata bem a sociedade polaca da Idade Média. Abaixo segue algumas das fotos que pudemos tirar do local.

Vista do Castelo Real de Wawel

Vista do Castelo Real de Wawel

Vista do Castelo Real de Wawel

Catedral de Cracóvia (o interior também não pode ser fotografado; é belíssimo!...)

Cripta da Catedral: esse foi o altar onde o jovem padre Karol Woytilla celebrou sua primeira missa. Disse certa volta que escolheu esse local para sua primeira missa, pois, de fato, nessa cripta está sepultada toda a história da Polônia. Na foto não é possível ver, mas nos arredores da cripta estão os túmulos de vários personagens importantíssimos para a história polonesa, grandes e homens e mulheres de Deus.

Por fim, depois da visita ao Castelo Real e à Catedral de Cracóvia, visitamos os lugares históricos de Cracóvia relacionados à vida de João Paulo II. Seguem algumas fotos de alguns dos lugares mais interessantes.

A rua mais antiga da Polônia. Ela existe desde o século VIII!

Curia Metropolitana de Cracóvia. Aí trabalha o atual Cardeal arcebispo de Cracóvia e, por muitos anos, sob o regime comunista polônes, trabalhou o Cardeal Karol Woytilla. Todas as vezes que ele visitou, como Papa, sua querida Polônia, se hospedou nesse local. Aparecia e falava ao povo daquela pequena janela, onde, pela foto, se pode ver uma pequena foto sua. Pude assistir à gravação de um filme de uma dessas aparições. Para além de ser um papa polonês (o que sem dúvida alguma causava comoção em todos os presentes na praça diante da Cúria), João Paulo II emocionava pela simples presença e jeito de ser. Eu também me emocionei ao assistir ao filme...

Praça do Mercado, em Cracóvia. Aí está o coração de Cracóvia. A praça é também um dos pontos mais antigos da cidade (séc. VIII) e foi palco de muitos episódios da história desse povo. Na foto, parte de nosso grupo. Só por essa foto se pode imaginar a experiência interessante que se faz por aqui da presença salesiana no mundo. De fato, Dom Bosco e seu carisma penetraram os mais diversos locais do planeta. Para citar alguns, na foto, todos salesianos (tirando a guia! rs), provenientes de Moçambique, Espanha, Índia, Vietnã, Congo, Ruanda, Tailândia, México e Brasil (hehe.. dá pra ver?!)

Praça do Mercado (Detalhe)

Primeira paróquia de Cracóvia; um dos mais belos e maiores símbolos da Praça do Mercado (abaixo, uma foto do interior da Igreja: belíssima!)

A mais antiga universidade de Cracóvia. Aqui, o jovem Karol Woytilla era estudante quando os nazistas invadiram o prédio e o ocuparam. Outro célebre aluno dessa Universidade é Nicolau Copérnico (*1473 +1543)

Placa indicativa da casa da família de Karol Woytilla na Polônia. Ele morava aí quando jovem. Foi aí também, escondido no porão da casa, que ele escapou de ser preso pelos nazistas que invadiram a casa (abaixo, a casa vista de frente).

Ao entrar na cidade de Cracóvia, se pode ver, à esquerda da estrada, no alto do monte, o casarão que, durante a ocupação nazista, serviu como Sede do Partido Nazista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário