domingo, 20 de abril de 2008

"Eu estou no Pai e o Pai está em mim!" (Jo 14,11)

5º Domingo da Páscoa - Ano A - 2008

Evangelho (João 14, 1-12)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós e, quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. E, para onde eu vou, vós conheceis o caminho". Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?" Jesus respondeu: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes". Disse Felipe: "Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!" Jesus respondeu: "Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: 'Mostra-nos o Pai?' Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai".

— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!



Temos comentado nas últimas postagens que o Senhor, pouco a pouco, tem se revelando a nós e nós, à medida em que o acolhemos, vamos penetrando, cada vez mais, o mistério de sua Pessoa. O mesmo Senhor, nesse próximos domingos do Tempo da Páscoa, dará passos decisivos na plena manifestação de seu Mistério. É justamente com o envio do Espírito Santo que a revelação do Mistério de Deus, Uno e Trino, alcança sua completude.

A Igreja, nas próximas semanas, caminhará pelo 6º Domingo do Tempo da Páscoa, Domingo da Ascensão do Senhor, Domingo de Pentecostes, Festa da Santissima Trindade para, então, reentrar no Tempo Comum. Isso significa que seremos levados a aprender a viver no "comum" de nossas vidas, a partir da celebração do Mistério de Deus Uno e Trino. De fato, nós celebramos o mistério sublime de nossa fé, em cada celebração litúrgica (mas sobretudo na Eucaristia), “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” e somente com “a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo” podemos caminhar na fé, vencendo os obstáculos da vida, em direção à comunhão definitiva com Deus.

Por isso, se percebemos, no Evangelho desse 5º Domingo da Páscoa, o Senhor nos convida a darmos um passo decisivo para adentrarmos no Mistério de Deus. Jesus fala do Pai!

"Senhor, mostra-nos o Pai"

Nesse pedido de Felipe está sintetizado o desejo do coração de toda a pessoa humana. Nós, em verdade, não buscamos outra coisa senão a comunhão com Deus. Os homens e as mulheres de todos os tempos, podem dar vários nomes a essa busca, mas a verdade é uma só: todos buscamos a comunhão com o Mistério de Deus, porque temos absoluta necessidade Dele. A todo instante, é isso que pedimos: "Senhor, mostra-nos o Pai".

"Eu estou no Pai e o Pai está em mim"

Todavia, ainda mais interessante é a resposta que Felipe recebe de Jesus. "Quem me viu, viu o Pai" (João 14,9) e "... eu estou no Pai e o Pai está em mim " (João 14,10) são palavras pelas quais Jesus se apresenta como o Filho de Deus que, porque Filho, é uma coisa só com o Pai, o mesmo Deus.

Por isso também Ele diz que todo aquele que deseja conhecer o Pai, "tocar" o Mistério de Deus, terá que passar por Ele, reflexo explícito de tal Mistério. É, portanto, nesse contexto que podemos ler o versículo "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim". (João 14, 6)

Você pode se perguntar pelo Espírito Santo. Nós veremos Jesus falar sobre Ele a partir do versículo 16 desse mesmo capítulo, no próximo Domingo do Tempo Pascal. É, como dissemos, uma revelação gradual, respeitosa dos passos que somos capazes de dar em direção a Deus. E que maravilha perceber que Deus tem paciência conosco! Que beleza compreender que Ele se revela por amor a nós! Que coisa boa compreendermos que, antes que nós queiramos, é Ele que deseja estabelecer comunhão conosco.

À medida em que vamos compreendendo essas coisas, palavras como aquelas com as quais o próprio Jesus inicia o Evangelho de hoje ("Não se perturbe o vosso coração"), se revestem de um sentido cada vez maior, de uma força que é capaz de envolver toda a nossa vida e de nos fazer caminhar com convicção de que, de fato, por toda a vida, "Ele está no meio de nós!"

Uma boa semana a você!

Deus te abençoe!
Com afeto salesiano

P. Mauricio Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário