quarta-feira, 30 de julho de 2008

Oxford - Parte 2

Caro amigo

Que bom encontrá-lo mais uma vez por vez por aqui. Hoje faz exatamente um mês que iniciei meu curso em Oxford. Tem sido, de vários pontos de vista, uma experiência muito rica a que Deus tem me proporcionado.

Oxford é uma cidade muito bonita com um povo bastante acolhedor. Confesso que não imaginei que seria bem acolhido pelos ingleses, mas devo admitir que, ao menos, em Oxford, senti por parte deles, uma acolhida realmente muito expressiva.

A cidade não é tão grande; basta alguns dias para conhecê-la. O que a torna realmente importante é a tradição de sua Universidade. Para percorrer todos os campi e visitá-los com atenção aos detalhes históricos e arquitetônicos, aí sim, leva-se muitos dias...!

O curso também está bom. Tenho progredido... Talvez não tanto o quanto gostaria, mas tenho dado passos significativos no aprendizado da língua. Resta-me muito ainda, mas tenho procurado aprender bem aquilo que posso!

Tenho encontrado muitos brasileiros por aqui. Aliás, é muito comum encontrá-los não apenas em Oxford, mas por toda a Inglaterra. São muitos mesmo, de modo que é fácil ver ao menos um em cada grande estabelecimento comercial.

Agradeço muito o carinho e, sobretudo, as orações que você e muitos outros têm feito por mim. Posso garantir que Deus tem sido muito bom para comigo durante todo esse tempo (até bem mais do que eu realmente mereço...).

Fico por aqui. Abaixo seguem algumas fotos conforme havia prometido. Continuo contando com sua amizade e, sobretudo, orações.

Deus te abençoe sempre!

Com afeto salesiano
P. Mauricio Miranda.

Obra salesiana em Oxford: Paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora e Casa Paroquial.

Centro da Cidade. Ao fundo, Carfax Tower. É talvez o ponto mais antigo da cidade. A torre é a única coisa que sobrou de uma Igreja dedicada a São Martinho e que foi distruída em 1896. A torre econtra-se bem no cruzamento de três importantes ruas da cidade: The High Street, Cornmarket e Saint Aldates Street.



Esse local pitoresco é conhecido como Golden Cross. Localizado na Cornmarket Street, bem ao lado da torre acima mencionada, é famoso por trazer consigo uma tradição que diz que, em 1593, a caminho de Londres, pernoitou nesse lugar. Hoje, é uma espécie de "pequena vila" que abriga alguns pubs (barzinhos) e lojas.



Saint Aldates Street. Na foto, um modelos dos antigos e famosos ônibus britânicos de dois andares. O transporte público por aqui realmente funciona, mas o povo anda muito de bicicleta. Interessante ver que os ciclistas obedecem cegamente a todas as leis de trânsito: param no semáforo vermelho, dão sinal para conversões, respeitam os sinais de preferência aos pedestres etc...

Christ Church College

Entre os diversos campi da Universidade de Oxford está o Christ Church College. É, sem sombra de dúvida, além do maior, o mais belo e famoso de todos. O campus abriga a Catedral Anglicana da cidade. Tornou-se famoso pelas personalidades que passaram por seus átrios, como estudantes ou não. Uma delas é Lewis Carroll que certamente ali se inspirou para escrever a célebre obra "Alice no País das Maravilhas". Hoje, o local é muito visitado porque serviu também como cenário para as filmagens de Harry Potter.



Fachada principal


Torre da Catedral (Igreja Anglicana)


Sim... Eis o pátio do filme!


Mais um espaço utilizado para as filmagens do famoso filme... Aí, hoje em dia, realmente funciona um refeitório e cafeteria para os atuais estudantes.



Vista interna da Catedral que está localizada dentro do Campus Universitário.

Um comentário:

  1. P Mauricio.
    A forma como vc nos apresenta Oxford, nos envolve e nos dá a impressão de que realmente DEUS nos abençoou com a sua presença em nosso meio.
    Todos seus textos e reflexões são muito agradáveis.
    Abs Sergio Pinto

    ResponderExcluir