quarta-feira, 26 de novembro de 2008

O Sol da nossa música é Jesus!



Dia desses, no metrô, ao meu lado estava sentado um carinha que escutava um MP3. A música que ouvíamos (sim, dava para escutar de longe...) era de uma famosa banda brasileira de rock. Não é que dizia muita coisa de interessante, mas o refrão me chamou a atenção: “se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou!” Fiquei pensando que o que falta à juventude de hoje é justamente isso: saber para onde ir! É, mas não conseguiremos saber para onde ir se nunca nos perguntarmos de onde viemos. Bem, se você me diz que veio do Brasil, sei que você é brasileiro; se me diz que veio da Itália, sei que é italiano. Assim, o lugar de onde viemos, diz muito sobre aquilo que somos. E é só descobrindo quem somos, que saberemos que caminho tomar na vida.

Gosto de todo tipo de música, mas aprendi a cantar lindas canções que eu conheci num livro. Na verdade não é um só livro, são vários. O que importa é que conheço várias músicas que brotaram da vida de quem tem o coração fixo nessa coleção.

Para se aprender a verdadeira canção da vida, eu lhe sugiro, por exemplo, a leitura do livro de Gênesis. Isso mesmo! A imagem do paraíso que encontramos lá é uma bela descrição de quem somos e do caminho que devemos trilhar. Ali, descobrimos que Deus nos criou à sua imagem e semelhança (Gn 1,26) e soprou em nós o “sopro da vida” (Gn 2,7). A imagem do “sopro”, do ar que vem “de dentro”, indica que Deus quis, de maneira livre e amorosa, partilhar a sua vida interior com cada um de nós! Mas não é só isso. O Criador – continua a canção do livro – preparou um jardim para nós (Gn 2,8) com todo o tipo de frutos (Gn 2,9), por onde Ele, o próprio Senhor, passeava durante o dia (Gn 3,8)! Tudo isso para indicar a intimidade que havia entre o Criador e a criatura! Viemos de Deus. Somos de Deus. É para Deus que devemos voltar.

Difícil? Talvez. Impossível? De maneira nenhuma! Não dizem que “filho de peixe, peixinho é”? Pois é. Você é filho de Deus! (olha aí outro livro: 1Jo 3,1!) Ora, se Deus é santo, você também é chamado a sê-lo! Se Deus é amor, você também é capaz de amar! Se Deus perdoa... E assim por diante. A direção está clara! Não dá para negar! Sabemos o caminho: é para Deus!

O que falta à juventude de hoje é saber para onde ir. Acho que o carinha do metrô até que tinha certa razão. Deus também fez uma canção que fala do Sol: “pelo amor do coração do nosso Deus, o Sol nascente nos veio visitar lá do alto, como luz resplandecente para iluminar os que estão nas trevas da morte e para guiar os nossos passos no caminho da paz.” (Lc 1, 78-79) É Jesus! Não sei qual era o sol da música do carinha. O Sol da nossa música é Jesus! “E se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha Sol, é pra lá que eu vou!” E você, vem comigo?

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário