quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Que é o Ano Litúrgico?


Com o tempo do Advento, cujo início será celebrado no Domingo próximo, a Igreja abre um novo Ano Litúrgico. Procuraremos aqui, explicar em rápidas palavras o que vem a ser o Ano Litúrgico da Igreja, de modo que todos nós o iniciemos com maior consciência e proveito.

Ano Litúrgico

O Ano Litúrgico é um período de doze meses, dividido em tempos determinados, que tem como objetivo celebrar todo o mistério de Cristo e sua obra de salvação, desde o momento de sua encarnação até o dia de sua vinda gloriosa no final dos tempos.

Tempos Litúrgicos

A celebração dos mistérios de Cristo se desdobra ao longo de todo o ano, como dissemos, em tempos bem determinados.

Jesus Cristo realizou a obra de nossa salvação, de maneira especial, por meio de seu mistério pascal, ou seja, pela sua paixão, morte e ressurreição. Por isso, o Tríduo Pascal é o ponto mais importante de todo o Ano Litúrgico. Todas as demais celebrações giram em torno do Tríduo Pascal e tem, cada uma, sua importância em relação a ele.

Os demais tempos litúrgicos, na ordem como são fixados ao longo do Ano Litúrgico, são esses: Advento, Natal, Quaresma e Tempo Pascal. Além desses tempos "fortes", ainda temos as 34 semanas do Tempo Comum que são distribuídas entre os demais tempos litúrgicos.

Domingo e dias da semana

Além da divisão por tempos determinados, o Ano Litúrgico é dividido em semanas também. Ao longo do ano, todos os dias são santificados, seja pela celebração da Santa Missa, como pelo Ofício Divino (oração oficial da Igreja). Dentre os dias da semana, o primeiro e o principal é o Domingo, também chamado como o Dia do Senhor.

No Domingo, a Igreja celebra por excelência o mistério pascal de Cristo. Da mesma forma, que o cada tempo litúrgico "gira em torno" do Tríduo Pascal, cada dia da semana só tem sentido se estiver relacionado ao Domingo.

As solenidades, festas e memórias

Assim como a vida é feita de pequenos momentos especiais, o Ano Litúrgico também o é. Ao longo do ano, enquanto celebra o mistério de Cristo, a Igreja venera também com particular amor a Santa Virgem Maria, Mãe de Deus e todos os santos e santas de Deus. Eles são recordados por meio de celebrações que nós classificamos, de acordo com sua importância, como memórias (obrigatórias ou não), festas ou solenidades.

Sagrada Escritura e Ano Litúrgico

A Sagrada Escritura vai iluminando as celebrações de todo o Ano Litúrgico. Por isso, a Igreja estabelece uma seqüência de leituras bíblicas, para os Domingos e Solenidades, que se repetem a cada três anos (Ano A, Ano B e Ano C). Assim, por exemplo, no ano A, as leituras do Evangelho são retiradas de Mateus; no ano B, de Marcos; e no ano C, de Lucas. O Evangelho de João é reservado para as ocasiões especiais, principalmente, para as festas ou algumas solenidades.

Nos dias da semana do Tempo Comum, a leitura do Evangelho permanece sempre a mesma a cada ano; o que muda é a chamada "primeira leitura" e o "salmo responsorial". Há, portanto, leituras diferentes para os anos pares e para os anos ímpares.

Desta forma, podemos dizer que os católicos, de três em três anos, se acompanharem a liturgia diária, terão lido praticamente a Bíblia inteira.

Concluindo...

Espero que essas informações tenham contribuído para que você descobrisse um pouco mais sobre a riqueza que a Igreja coloca a nossa disposição a cada ano. É sendo conscientes disso, que nos predispomos de maneira cada vez maior à graça de Cristo que vai operando em nossa vida, por meio de sua Igreja, a cada dia.

Se alguma dúvida ou curiosidade ainda permanece ou apareceu depois da leitura dessa postagem, envie-a para mim pelo e-mail canal-direto@hotmail.com . Tentarei responder a todas as perguntas! Muitas vezes, sua dúvida pode ser a dúvida de vários e a resposta ajudar a muita e muita gente.

Bom início de ano litúrgico!
Deus abençoe sua vida!

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

veja mais em

Um comentário:

  1. Olá Pe. Mauricio.
    meu nome é Idelza, sou atequista, e ex aluna salesiana; Salesiana cooperadora; trabalhei com os Salesiano por mais de 30 anos, aprendi muito, muito mesmo, minha familia tem toda a formação salesiana.
    Esta pesquisa sobre o Ano Liturgico vai enriquecer meu encontro de hoje com a catequse.

    Deixo uma abraço fraterno - Idelza

    ResponderExcluir