domingo, 9 de novembro de 2008

Festa da Dedicação da Basílica de Latrão - Ano A - 2008

Evangelho (João 2,13-22)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: "Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!" 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: "O zelo por tua casa me consumirá". 18Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos mostras para agir assim?" 19Ele respondeu: "Destruí este Templo, e em três dias o levantarei". 20Os Judeus disseram: "Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?" 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Nesse domingo, celebramos a Dedicação da Basílica de São João de Latrão. É festa na Igreja! É festa da Igreja! Para bem celebrarmos essa festa litúrgica, é bom compreendermos mais a fundo o seu significado. Para tanto, precisamos nos fazer algumas perguntas.

Que é "dedicação de uma igreja"?

A palavra "dedicação" vem do verbo dedicar e significa oferecer em homenagem ou consagrar algo a alguém. O termo "igreja", nesse caso, diz respeito ao templo, ou seja, ao edifício especialmente construído para que a comunidade dos fiéis se reúna em oração e celebre o culto a Deus.

A dedicação de um templo é uma prática muito antiga na Igreja. Acontece por meio de uma celebração litúrgica presidida pelo Bispo Diocesano e é um modo de declarar publicamente que aquele edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina por meio das ações litúrgicas, das orações da comunidade e das orações pessoais. As normas da Igreja sugerem que todo o templo seja dedicado a Deus antes que as atividades litúrgicas sejam celebradas pela comunidade.

Por que "Basílica de São João de Latrão"?

Se você quiser conhecer melhor a Basílica de São João de Latrão, saber sua importância e ver algumas fotos do local, convido-lhe a ler a postagem do dia 02.03.2008 que eu dediquei especialmente a esse assunto. Você poderá acessá-la pelo arquivo do blog (na coluna, à direita) ou clicar no link:

Se todas as igrejas no mundo são dedicadas a Deus e se cada comunidade pode festejar a dedicação de sua própria igreja, porque todos festejamos, em especial, a dedicação dessa Basílica? A resposta e simples: porque essa Basílica é a Catedral do Papa, o Bispo de Roma e, justamente por isso, é conhecida como "mãe e cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo".

Qual o significado da Festa de hoje?

Sabemos que os Apóstolos receberam, de maneira especial, o mandato do Senhor de conservar o que ouviram dele e anunciá-lo a toda a criatura (cf. Mt 28, 18-20). No cumprimento dessa ordem, Pedro possuía um lugar especial. Depois de ouvir sua confissão de fé, Jesus se dirige a ele com as seguintes palavras: "E eu, eu te digo: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja..." (Mt 16,18a). De fato, ele era, como se pode observar em várias passagens bíblicas, um sinal visível de unidade para toda a Igreja.

Ainda, hoje, os Bispos, sucessores dos Apóstolos continuam levando adiante o mandato recebido do Senhor. E, também ainda hoje, o Sucessor de Pedro, o Papa, continua sendo sinal de unidade para toda a Igreja. Eis o primeiro significado da festa de hoje: na dedicação da Basílica Catedral do Papa, Bispo de Roma, está a celebração da unidade de toda a Igreja de Cristo em torno daquele que foi constituído pelo Senhor, Pastor e Guia da Igreja de Deus.

Além disso, a festa de hoje nos faz aprofundar o significado da Igreja. De fato, voltando-se ainda uma vez para Mt 16, 18a, nos parece claro que a Igreja da qual fala o Senhor, não se trata de um edifício de pedra, mas sim de um povo que confessa, com Pedro, Jesus como Cristo, o Filho de Deus vivo. Por isso as leituras da Missa de hoje, todas tendem a demonstrar que cada um de nós é parte viva e integrante da Igreja.

Rezemos para que cada um de nós, segundo sua vocação batismal, colabore com o Sucessor de Pedro e seus diretos colaboradores, no cumprimento do mandato recebido do Senhor: "Ide, pois; de todas as nações fazei discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito, ensinando-as a guardar tudo o que vos ordenei." (Mt 28, 19-20a).

Boa festa a todos!

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

__________________________________

In questa Domenica, celebriamo la Dedicazione della Basilica di San Giovanni in Laterano. È festa nella Chiesa! È festa della Chiesa! Per celebrare bene questa Festa Liturgica, bisogna capire il suo significato. Abbiamo quindi bisogno di farci alcune domande.

Che cosa è "la dedicazione di una Chiesa"?

La parola "dedicazione" deriva dal verbo dedicare e significa offrire in onore o consacrare qualcosa a qualcuno. Il termine "chiesa", in questo caso, riguarda il tempio, vale a dire l'edificio costruito appositamente per la comunità dei credenti per riunirsi in preghiera e celebrare il culto di Dio. La dedicazione di un tempio è un'antica pratica nella Chiesa. Essa avviene attraverso una celebrazione liturgica presieduta dal Vescovo diocesano ed è un modo per dichiarare pubblicamente che l'edificio è dedicato a lodare Dio e alla celebrazione della divina salvezza attraverso azioni liturgiche, la preghiera della comunità e la preghiera personale. Le norme della Chiesa suggeriscono che il tempio sia dedicato a Dio prima dell'attività liturgica celebrata dalla comunità.

Perché la "Basilica di San Giovanni in Laterano"?

Se tutte le chiese del mondo sono dedicate a Dio e ogni comunità può celebrare la dedicazione della propria chiesa, perché tutti noi celebriamo, insieme, la dedicazione di questa Basilica? La risposta è semplice: perché questa è la Basilica Cattedrale del Papa, il Vescovo di Roma, e guistamente perciò, è conosciuta come "madre e capo di tutte le Chiese di Roma e del mondo."

In somma, che cosa è la festa di oggi?

Sappiamo che gli apostoli hanno ricevuto dal Signore, in modo speciale, il mandato di custodire quello che avevano ascoltato da lui ed annunciarlo a tutte le creature (cfr Mt 28, 18-20). Per realizzare quest'ordine, Pietro aveva un posto speciale. Dopo aver ascoltato la sua confessione di fede, Gesù si è rivolto a lui con queste parole: "Ed io ti dico: Tu sei Pietro e su questa pietra edificherò la mia Chiesa ..." (Mt 16, 18). In realtà, egli è stato, infatti, come osservato in vari brani biblici, un segno visibile dell'unità per tutta la Chiesa.

Ancora oggi, i Vescovi, successori degli Apostoli, continuano a portare avanti il mandato ricevuto dal Signore. E, anche oggi, il Successore di Pietro, il Papa, è il segno dell'unità per tutta la Chiesa. Questo è il primo significato della festa di oggi: la dedicazione della Basilica Cattedrale del Papa, Vescovo di Roma, è la celebrazione dell'unità di tutta la Chiesa di Cristo intorno a colui che è stato costituito dal Signore, Pastore e Guida del Popolo di Dio.

Inoltre, possiamo con questa festa approfondire il significato della Chiesa. Infatti, ritornando ancora una volta a Mt 16, 18, sembra chiaro che la Chiesa di cui il Signore parla, non si tratta di un edificio di pietra, ma di un popolo, che confessa, con Pietro, Gesù Cristo come Il Figlio del Dio vivo. Quindi, le letture della Messa di oggi, tendono a dimostrare che ciascuno di noi è parte viva ed integrante della Chiesa.

Preghiamo perché, come Chiesa, ognuno di noi a suo modo, collaboriamo con il Successore di Pietro e con i suoi diretti collaboratori, per adempiere al mandato che abbiamo tutti ricevuto dal Signore: "Andate dunque e ammaestrate tutte le nazioni, battezzandole nel nome del Padre e del Figlio e dello Spirito Santo, insegnando loro ad osservare tutto ciò che vi ho comandato." (Mt 28, 19-20a). Così sia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário