sábado, 1 de novembro de 2008

Solenidade de Todos os Santos - Ano A - 2008

Evangelho (Mt 5, 1-12)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1 Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. 2 Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: 3 Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! 9 Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! 10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! 11 Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. 12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Penso que falar de santidade seja, para a Igreja de hoje, uma das mais difíceis tarefas. Isso porque, em primeiro lugar - verdade seja dita - nunca essa palavra esteve tão fora de moda como em nossos dias. De fato, a palavra "santidade" há muito tempo não faz mais parte do vocabulário de muita gente, incluindo aquelas que se consideram "religiosas"... Mas para além disso, se muitas vezes ela é condenada ao esquecimento, em outras, o vocábulo "santidade" é utilizado totalmente fora de seu verdadeiro significado. Por isso, creio que a solenidade de hoje pode ser uma ótima oportunidade para nos fazermos algumas perguntas interessantes a respeito do tema.

Afinal, o que é a santidade?

A imagem do paraíso, que encontramos no livro de Gênesis, é uma bela descrição do que é a santidade. Deus cria o ser humano à sua imagem e semelhança e estabelece com ele uma relação de profunda intimidade. No paraíso, o ser humano participa intimamente da vida de Deus. Podemos dizer que santidade é isso: a vida de Deus. Ser santo, nesse sentido, é participar dessa vida.

Quem é chamado à santidade?

Adão e Eva, no paraíso, representam todos os seres humanos, sem exceção. É por isso que podemos dizer que todos somos chamados à santidade. Ser santo faz parte da nossa natureza, fomos criados assim, para sermos amigos de Deus. É por isso que na primeira leitura da missa de hoje, lemos que diante do Trono estava "uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua..." (Ap 7,9). Tenha a certeza: você está no meio dessa grande multidão também!

Como podemos ser santos?

Também no livro do Gênesis lemos que essa comunhão original com Deus foi rompida pelo pecado. Mas mesmo tendo rompido a amizade com Deus, Ele não nos abandona. Pelo contrário, nos convida a retomarmos o caminho para a sua vida. Por isso lemos na segunda leitura que "desde agora somos filhos de Deus, mas não se manifestou ainda o que havemos de ser." (1 Jo 3,2). E isso porque Deus deseja restabelecer conosco aquela perfeita comunhão para a qual fomos criados.

E como será isso? Aí está a boa notícia! Não será, já o é! O caminho de retorno à vida de Deus é Jesus. Ele é "o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6), por meio de quem recuperamos a comunhão perdida. Ser santo implica aceitar Jesus. E aceitá-lo significa viver como ele viveu. Nesse sentido, o Evangelho de hoje é um perfeito programa de vida para aqueles que desejam ser amigos de Deus. Assim, podemos dizer como o salmista: "é assim a geração dos que procuram o Senhor."

O mundo de hoje precisa de amigos de Deus!
Que Deus abençoe sua decisão!

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

_________________________________________
Penso che parlare di santità è, per la Chiesa di oggi, uno dei compiti più difficili. Ciò perché, prima di tutto - diciamo la verità - questa parola non è mai stata così fuori moda come ai giorni nostri e la parola "santità" da lungo tempo non fa più parte del vocabolario di molte persone, compresi coloro che si considerano "religiosi" ... Ma se la "santità" è, alcune volte, destinata all'oblio, in altri casi, è utilizzata completamente al di fuori del suo vero significato. Pertanto, credo che oggi, questa solennità, può essere una grande opportunità per farci alcune domande interessanti su questo argomento.

Che cos'è la santità?

L'immagine del paradiso, che abbiamo trovato nel libro di Genesi, è una bella descrizione di ciò che è la santità. Dio ha creato l'uomo a sua immagine e somiglianza ed ha stabilito con lui un rapporto di profonda intimità. Nel paradiso, l'essere umano partecipa intimamente alla vita di Dio. Possiamo dire che la santità è questo: la vita di Dio. Essere santo, di conseguenza, è partecipare a questa vita.

Chi è chiamato alla santità?

Adamo ed Eva nel paradiso rappresentano tutti gli esseri umani, senza eccezione. Questo è il motivo per cui possiamo dire che siamo tutti chiamati alla santità. Essere santi fa parte della nostra natura, siamo stati creati così, per essere amici di Dio. Questo è il motivo per cui si legge nella prima lettura della Messa di oggi che davanti al trono c'è "una moltitudine immensa che nessuno poteva contare, di ogni nazione, tribù, popolo e lingua ..." (Ap 7,9). Siate certi: anche voi siete in mezzo a quella grande folla!

Come possiamo essere santi?

Ancora nel libro della Genesi leggiamo che l'originale comunione con Dio è stata rotta dal peccato. Ma nonostante la rottura dell'amicizia con Dio, Lui non ci abbandona. Al contrario, ci invita a riprendere il percorso della vita. Perciò si legge nella seconda lettura che " fin d'ora siamo figli di Dio, ma ciò che saremo non è stato ancora rivelato". (1Gv 3,2). E ciò perchè Dio desidera ripristinare la perfetta comunione alla quale siamo stati creati. E come sarà possibile questo? Ecco una buona notizia! Non sarà, lo è già! La strada di ritorno alla vita di Dio è Gesù. Egli è "la via, la verità e la vita" (Gv 14,6), per mezzo del quale possiamo recuperare la comunione perduta. Essere santi significa accettare Gesù. E accettarlo significa vivere come lui ha vissuto. In tal senso, il Vangelo di oggi è un perfetto programma di vita per coloro che vogliono essere amici di Dio. In questo modo, possiamo dire come il salmista: Ecco la generazione che cerca il volto del Signore.

Il mondo di oggi ha bisogno di amici di Dio!
Che Dio benedica la vostra decisione!

Nenhum comentário:

Postar um comentário