sábado, 25 de outubro de 2008

30º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mt 22,34-40)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 34 os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35 e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36"Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"37 Jesus respondeu: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!’ 38 Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39 O segundo é semelhante a esse: 'Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40 Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Nesse trecho do Evangelho de Mateus, Jesus se encontra novamente entre os fariseus. Isso porque quando eles souberam que os saduceus não conseguiram fazê-lo cair em contradição (cf. Mt 22,23-33), quiseram mais uma vez colocá-lo à prova. Por certo, se admiravam como um homem de origem tão simples pudesse demonstrar tanta sabedoria, atitude que nos leva a afirmar que admirar o que Jesus diz está muito distante de realmente aceitá-lo como Senhor e Deus de nossas vidas...

Dessa vez, um dos Doutores da Lei pergunta a Jesus sobre qual seria o maior de todos os mandamentos. É interessante notar que a pergunta vinha de alguém que realmente conhecia as Escrituras e sabia das inúmeras prescrições contidas não somente na Torah, mas em toda a tradição oral de Israel, da qual os fariseus eram grandes defensores. Era, portanto, uma pergunta difícil de ser respondida.

Mas a beleza da resposta que o Senhor lhe dá não está propriamente no conhecimento que ele demonstra ter dos escritos sagrados. De fato, o preceito do amor a Deus se encontra em Dt 6,5 e o do amor ao próximo em Lv 19,18, dois dos livros que formam a Torah judaica. Antes, a inovação contida na resposta de Jesus está na maneira como ele articula esses dois princípios de modo que resumam tudo o que a lei quer expressar.

"Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos" (Mt 22,40). É preciso, em primeiro lugar, compreender que a Palavra de Deus é sinal do seu amor por todos nós. Justamente porque nos ama é que Deus fala conosco! Portanto, não há sentido em observar o que Deus nos diz senão como maneira amorosa de responder a seu amor. Não é verdade que "amor com amor se paga"? Por isso que, de fato, o maior e o primeiro mandamento da Lei é este: "amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento" (Mt 22,37) Em suma, a Lei existe para fazer com que nos aproximemos cada vez mais do infinito amor de Deus!

Mas não só! O amor de Deus é para todos. De fato, ele fala a todos os seres humanos. Somos convidados por Deus a reconhecer seu amor presente na vida de todos. Em outras palavras, podemos dizer que somos chamados a gostar de quem o nosso Amado gosta. É o amor de Deus que valoriza aquilo que somos. Tanto você quanto eu somos importantes porque amados por Deus. Amar o próximo é reconhecer essa verdade!

E aqui está o centro do ensinamento de Jesus: compreender essas coisas requer uma profunda conversão, ou seja, uma decisão pessoal do coração pelo amor. Precisamos nos decidir pelo Amor. Só assim alcançaremos o centro de toda a Lei. O caminho, por certo, não é fácil, mas é preciso, em primeiro lugar, se decidir fazê-lo. Eu me decido. E você? Que o Espírito de Amor confirme a nossa decisão!

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

_______________________________________

In questo brano del Vangelo di Matteo, Gesù è di nuovo tra i farisei. Questo perché avendo saputo che i sadducei non erano riusciti a farlo cadere in contraddizione (cf. Mt 22,23-33), avevano voluto ancora una volta metterlo alla prova. Di certo, erano ammirati dal fatto che un uomo di semplici origini potesse dimostrare tanta saggezza. Questo, però, ci fa vedere che erano ancora lontani dall'accettarlo come Dio e Signore della vita.

Questa volta, uno dei dottori della legge chiede a Gesù quale sarebbe il più grande di tutti i comandamenti. È interessante notare che la questione proveniva da qualcuno che conosceva veramente le Scritture e sapeva molte delle prescrizioni contenute non solo nella Torah, ma in tutta la tradizione orale d'Israele, di cui i farisei sono stati grandi sostenitori. Era quindi una domanda difficile da rispondere. Ma la bellezza della risposta del Signore non è esattamente la conoscenza che egli mostra di avere delle sacre scritture. In effetti, il precetto dell'amore verso Dio lo troviamo in Dt 6,5 e quello dell'amore verso il prossimo in Lv 19,18, due dei libri che compongono la Torah ebraica. L'innovazione che troviamo nella risposta di Gesù è la maniera in cui egli articola questi due principi in modo che riassumino ciò che la legge vuole esprimere.

"Tutta la Legge ed i Profeti dipendono da questi due comandamenti" (Mt 22,40). Dobbiamo, prima di tutto, capire che la parola di Dio è un segno del suo amore per tutti noi. Proprio perché Dio ci ama che vuole parlare con noi! Dunque, non ha nessun senso osservare ciò che Dio ci dice di fare se non come un modo amorevole per rispondere al suo amore. Non è vero che "l'amore si può ripagare solo con l'amore"? Perciò, il primo e più grande comandamento della legge è questo: "Amerai il Signore Dio tuo con tutto il cuore e con tutta la tua anima e con tutta la tua mente" (Mt 22,37) In sintesi, la legge esiste per renderci ancora più capaci d'amare Dio!

Ma non solo! L'amore di Dio è per tutti. In effetti, egli parla a tutti gli esseri umani. Siamo invitati da Dio a riconoscere nella vita di ognuno il suo amore. In altre parole, possiamo dire che siamo chiamati ad amare chi il nostro Amato ama. È l'amore di Dio che dona valore a ciò che siamo. Noi, tu ed io, siamo preziosi giustamente perché amati da Dio. Amare il prossimo è riconoscere ciò!

E qui troviamo il centro degli insegnamenti di Gesù. Ma capire queste cose richiede una profonda conversione, la quale è una decisione personale del cuore verso l'amore. Abbiamo bisogno di decidere basandoci sull'amore. Solo allora raggiungeremo il centro di tutta la legge. La strada, di sicuro, non è facile, ma dobbiamo, prima di tutto, deciderci di farla. Il ho deciso. E voi? Possa lo Spirito d'Amore confermare la nostra decisione, la tua e la mia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário