terça-feira, 7 de outubro de 2008

Turquia - Parte 4

Efeso

A Casa de Mãe Maria

Iniciamos a postagem anterior afirmando que existe uma tradição bem antiga, amparada por estudos sérios, que defende a permanência do Apóstolo João na cidade de Éfeso até, praticamente, o final de sua vida. A mesma tradição, motivada pelas palavras do Senhor Jesus no alto da cruz (cf. Jo 19, 25-27), também argumenta que o Apóstolo teria levado a mãe de seu Senhor consigo.

A aproximadamente nove quilômetros ao sul de Éfeso, em meio a um amplo espaço verde, se ergue uma pequenina capela, conhecida por todos como a casa da Mãe Maria (os turcos muçulmanos, que também veneram a pessoa de Maria como mãe de Jesus, chamam o local de Meryem Ana, que significa, Mãe Maria).

Enquanto pesquisas arqueológicas revelam que a construção da capela remonta, em seus traços mais antigos, ao início do século IV, as mesmas pesquisas advertem para a real possibilidade de, ao menos, os fundamentos da construção serem mesmo dos primeiros anos da era cristã (século I). Além disso, foram encontrados no local uma grande quantidade de ossos e restos de cerâmica do período helenístico (peças que ainda eram utilizadas no século I).

Na verdade, o interesse dos arqueólogos pelo local nasceu nos últimos anos do século XIX, a partir de visões místicas que Caterina Emmerich (*1774 +1824) teve a respeito de momentos e lugares da vida da Virgem Maria. A partir de tudo quanto Caterina tinha visto e deixado escrito, um grupo de arqueólogos foram iniciadas as pesquisas no local. Foi quando em 1891, um grupo de padres, que vivia e trabalhava na região, encontrou as ruínas de um pequeno casebre que correspondia à descrição das visões da jovem Caterina.

Para além desses dados, o que se sabe é que o culto à Virgem Maria, Mãe de Deus, realmente muito antigo em toda a Igreja, encontrou na cidade de Éfeso uma manifestação toda especial de carinho por parte de todo o povo. Já no século IV, por exemplo, se tem notícia de uma Basílica construída pelo Imperador Constantino que acredita-se ser a única até então dedicada à Virgem. Por que justamente em Éfeso? Da mesma forma, é muito significativo que a Igreja do século V tenha escolhido propriamente Éfeso para a celebração de um importante Concílio do qual nascerá a proclamação do primeiro dogma sobre Maria (sobre esse importante capítulo da história da Igreja, nós falaremos na postagem de amanhã). O que importa dizer agora, no entanto, é que todos esses fatos, reunidos, contribuem para fomentar a tradição de que a Mãe de Deus tenha mesmo convivido em meio aos primeiros cristãos de Éfeso.

Abaixo, seguem algumas fotos da parte externa da Casa da Mãe Maria. O interior, por questões de reserva ao local de oração, não pode ser fotografado. Mas para ser bem sincero, ao entrar naquela pequenina casa, o coração da gente nem pensa em fotografar... Diante da simplicidade de tudo aquilo, tudo o que se sente vontade é de se recolher em humilde oração, de ficar no próprio cantinho para falar com a Mãe... E foi exatamente isso que eu fiz.

A gente se vê amanhã.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.



À entrada do local, há uma imagem da Virgem que recebe todos os peregrinos, cristãos e muçulmanos, que visitam anualmente o local. A imagem é uma réplica da que se encontra sobre o altar no interior da casa...


Essa é a primeira vista que se tem da casa da Mãe... De fato, é algo muito simples, bem do jeito do coração dela. O silêncio que se faz nesse local, apesar do grande número de peregrinos, é impressionante. Tudo convida à oração...


A entrada da Casa da Mãe Maria.
Ao passar por aquela porta, avistamos um espaço muito pequeno, reservado para a oração, diante de um simples altar onde se encontra uma imagem da Virgem. Logo, em seguida, já se tem a saída à direita. Aos olhos humanos, nada de muito belo nem esplendoroso. Tudo simples até demais. Mas é justamente por tudo isso que acho mesmo que a Virgem tenha escolhido ali para morar...


Ao lado da capela, existe um espaço preparado para as Celebrações Eucarísticas, inaugurado com uma Missa presidida pelo Papa João Paulo II, durante a visita que fez ao local. Na foto, um padre preparava o altar para celebramos a Missa. De fundo para o altar, era possível avistar a todo o tempo a pequena capela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário