domingo, 12 de outubro de 2008

Solenidade de Nossa Senhora Aparecida - Ano A - 2008


Evangelho (João 2,1-11)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor!


Naquele tempo, 1 houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente. 2 Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3 Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4 Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". 5 Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6 Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7 Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8 Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9 O mestre-sala experimentou a água que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10 O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!"11 Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



A Igreja no Brasil celebra, hoje, a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Estou, mesmo de longe, em comunhão com todos os que amam a Virgem Maria, aparecida entre as águas do Paraíba, e que confiam o Brasil a sua proteção materna.

Acompanhamos, na festa de nossa Padroeira, a narração do momento no qual Jesus e seus discípulos - dentre eles, sua Mãe - participavam da festa de um casamento em Caná, cidade da região da Galiléia. O autor do texto parece tentar chamar a atenção do leitor, logo no primeiro versículo do relato, à presença de Maria naquela festa: "...houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava presente." (Jo 2,1)

E qual poderá ser a intenção do escritor? Certamente a de apresentar a Santíssima Mãe do Salvador como modelo a ser seguido por todo aquele que deseja se tornar um verdadeiro discípulo do Senhor. E, nesse sentido, parece ser o versículo 5, o ponto central de toda a narração: "sua mãe disse aos que serviam: 'Fazei tudo o que ele vos disser'." (Jo 2,5)

De fato, só podemos ser considerados discípulos do Senhor quando exercitamos a docilidade de um coração que está pronto a obedecer sempre, em toda e qualquer situação. É somente a obediência por amor que abre caminho à ação do Senhor.

E não só! A obediência não somente abre possibilidade para a manifestação dos sinais do Senhor, como realmente faz milagres. Parece-nos, pelo relato do Evangelho, que a ação de Jesus vai se situar num nível muito além do pretendido por Maria. Ela apenas lhe diz que o vinho havia acabado. Mas é a atitude de docilidade de sua Mãe que lhe dá condições de, transformando a água em vinho, inaugurar o início da manifestação de sua glória a fim de que os discípulos cressem. Veja quanta coisa não permite Deus fazer um coração que sabe ser dócil!

A Santa Mãe de Deus continua ensinando os discípulos de hoje, a serem dóceis a seu Senhor: "sua mãe disse aos que serviam: 'Fazei tudo o que ele vos disser'." É assim que queremos aprender a servir! É Maria quem continua nos ensinando a termos os olhos fixos n'Ele, a procurar estarmos atentos a sua santa vontade, servindo-o com sempre maior docilidade.

Coloquemo-nos na escola de Maria! Convidemos toda a nação brasileira a realizar o mesmo! Levantemos um povo que, junto de Maria, sabe verdadeiramente o que significa ser discípulo de Cristo.

Viva a Mãe de Deus e nossa! Boa festa a todos os brasileiros!


Com afeto salesiano

Pe. Mauricio Miranda.

________________________________________
In Italia, 28ª Domenica del Tempo Ordinario:

Is 25, 6-10a / Sl 22(23) / Fl 4,12-14.19-20 / Mt 22, 1-14

In questa domenica Gesù continua il dialogo con i capi dei sacerdoti e i farisei sulll'accoglienza all'invito che il Padre fa a tutti gli uomini per mezzo del Figlio: partecipare alla comunione con Dio. Questa volta, Gesù paragona il regno dei cieli a un re che fece una festa di nozze per suo figlio. Infatti, le nozze sono il simbolo della gioiosa e definitiva comunione di Dio con il suo popolo, comunione che trova nel suo Unico Figlio, il suo picco.

Davanti al rifiuto di coloro che erano stati invitati, il re invia i suoi servi ai crocicchi delle strade per chiamare tutti quelli che trovereranno. In realtà, se fino adesso l'invito era stato indirizzatto al popolo di Israele, in Gesu l'ultimo invito è universale. Tutti noi siamo invitati alle nozze dell'Agnello di Dio! Non è un caso che nella sala del banchetto ci siano buoni e cattivi... Dio chiama tutti.

Però, la centralità di questa parabola sta nel fatto che tutti gli invitati devono avere l'abito nuziale in modo da essere preparati per la Festa. La chiamata di Dio è gratuita, ma è anche esigente. Questo significa che dobbiamo rivestirci con la fede che riconosce in Gesu il grande invito di Dio a tutti gli uomini e che, perciò, cerca di cambiare la propria vita come l'unico regalo degno di essere offerto al Signore. Che l'Eucaristia che ora celebriamo ci auti a trasformare la nostra vita. Così, giorno per giorno, ci prepariamo alla Festa senza fine che ci aspetta...

Buona settimana a tutti!

Nenhum comentário:

Postar um comentário