segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Grécia - Parte 2

Delphos

A moderna cidade de Delphos é mundialmente conhecida pelo seu sítio arqueológico, declarado patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO. O lugar, para além de sua importância histórica, é realmente de uma beleza indescritível, sobretudo pela altura da antiga cidade que permite ao visitante ter uma fantástica visão de toda a região.

Acredita-se que o local tenha sido habitado desde o período neolítico (a conhecida Idade da Pedra), mas a maioria das ruínas que ali se encontram datam dos séculos VI a IV a.C. Delphos ficou conhecida no mundo antigo por causa dos oráculos em honra ao deus Apolo, exercidos por sacerdotisas pagãs que procuravam fazer previsões para o futuro, sendo procuradas, além de pelo povo em geral, sobretudo por grandes autoridades políticas da época. Sobre esse tipo de previsões, contam-se muitas lendas interessantes.

Um dos lugares mais importante de todas as ruínas é, sem dúvida, o Templo de Apolo, deus da mitologia grega. O templo, em sua forma atual, é o terceiro que foi erguido no local, provavelmente no século IV a.C. O templo era a sede do culto à Apolo e o lugar de onde se faziam os oráculos. Além disso, ainda em bom estado de conservação, se podem ver em Delphos, o teatro e o estádio olímpico. Esse último, construído sobre a parte mais alta de toda a montanha, revela a visão esportiva que os gregos possuíam e o espaço que o significado que essas atividades ocupavam em toda a cultura grega.

A visita às ruínas de Delphos, além de ser um belíssimo cartão postal, rende um bom material para estudo e pesquisa histórica. Abaixo, seguem algumas fotos do local.

A gente se vê amanhã.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.

Visão panorâmica da região próxima à cidade de Delphos



Monte próximo às ruínas da antiga cidade


À entrada do sítio arqueológico, o visitante pode conhecer um grande museu onde estão expostos diversos objetos encontrados nos trabalhos arqueológicos na região. (dois exemplares, nas fotos acima e abaixo)





Entrada das ruínas



Vista panorâmica


Vista panorâmica



Vista panorâmica


Entrada do Templo dedicado a Apolo



O teatro da cidade de Delphos



Estádio olímpico de Delphos que se encontra no ponto mais alto de toda a montanha. Das arquibancadas se tem uma visão privilegiada de toda a região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário