quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Turquia - Parte 1

Enquanto escrevia sobre as viagens de Paulo, várias pessoas me perguntavam se, ao visitar a Turquia e a Grécia, eu havia conhecido outros lugares que não fossem diretamente ligados ao Apóstolo.

Toda aquela região possui uma tradição milenar muito diversificada. Ao visitá-la, devemos sempre fazer opções, de modo que nunca se poderá retornar de lá dizendo que se viu tudo. Nosso grupo de estudos dedicou cerca de nove dias para percorrer a Turquia e mais seis para conhecer a Grécia. Há muitos momentos e lugares os quais não pude fotografar; esses ficarão guardados na memória e no coração... Aqui partilho aqueles que consegui registrar.

Turquia

A Turquia é um país constituído por uma pequena parte européia e uma grande parte asiática, numa espécie de ponte entre o mundo ocidental e o oriental, posição que fomentou o desenvolvimento de diversas civilizações desde os tempos mais remotos da história.

Com o fim da dominação do Império Otomano (1299-1923), a Turquia constituiu-se como uma república democrática e secular. Com a capital em Ancara e Istambul sendo sua cidade principal, limita-se geograficamente com a Bulgária, Grécia, Geórgia, Armênia, Irã, Azerbaijão, Iraque e Síria. Do ponto de vista religioso, podemos dizer que quase 99% da população se declara islâmica.



Região da Capadócia

Dizem os entendidos que a região da Capadócia, localizada ao centro do território atual da Turquia, é seguramente a mais bela de todo o país. Não posso afirmar que isso seja verdade, uma vez que não visitei o país inteiro, mas asseguro que o lugar realmente é de uma beleza extraordinária.

A paisagem é resultado do conjunto de diversos fenômenos naturais ao longo dos séculos. Sua beleza natural e sua história milenar propiciam à Capadócia ser um "museu a céu aberto". É impossível visitar o lugar sem se apaixonar por aquilo que se vê.

Do ponto de vista cristão, a Capadócia possui uma importância singular na história da Igreja. Com a presença de cristãos mesmo desde a época apostólica (cf. 1 Pedro 1,1), ali nasceram, dentre muitos outros nomes importantes, São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno e São Gregório de Nissa. Esses três Padres da Igreja, para além do testemunho de uma vida santa, foram fundamentais para o cristianismo primitivo, seja pela luta contra as primeiras heresias que sacudiram a Igreja, como pela valiosa contribuição à formulação da doutrina cristã.

Sítios rupestres da Capadócia

Os sítios rupestres da Capadócia, na verdade, são um conjunto de sítios arqueológicos no Vale de Göreme, declarados patrimônio mundial pela UNESCO em 1985. Ali se pode encontrar habitações, aldeias e mesmo cidades subterrâneas inteiras que datam do início do século IV da era cristã. Muito interessante também são os diversos monastérios talhados nas pedras, dentro dos quais ainda se encontram pinturas da arte bizantina pós-iconoclasta (séc. IX).

Uma das entradas da cidade subterrânea de Kaymakly. É, como disse, acima, uma cidade inteira dentro da terra, numa centena de galerias intermináveis.


Kaymakly e região


Kaymakly e região (detalhe da bandeira turca hasteada em meio às montanhas. Esse símbolo nacional pode ser visto por todos os lados, habitados ou não, do país)

Kaymakly e região



Monastério do século IX. Eram construções feitas nas próprias rochas que abrigavam comunidades inteiras de monges cristãos. Pelo tamanho do conjunto, imagina-se que fossem comunidades numerosas (fotos acima e abaixo).





Monastérios. Detalhe de portas de acesso (fotos acima e abaixo)




Capela de um dos mosteiros talhada na pedra. Impressionante o cuidado com os detalhes...


Interior de uma capela. Ícone de Jesus Cristo, Senhor e Rei do Universo (séc. IX) na cúpula da capela.


Interior de uma capela. Ícone de Jesus Ressuscitado (séc. IX) numa parede ao lado da nave principal da Igreja.

Vale de Zelve (dos camelos)


Pedaço de rocha que deu o nome a todo o vale.


Detalhe: mistura de antiguidade e modernidade.


Vale dos camelos: vista áerea, ou seja, do alto de uma outra grande pedra... (rs). As quatro fotos abaixo são alguns "ângulos" da região. A paisagem é fantástica. Nesse caso, literalmente, até as pedras falam de Deus... !









Vale de Uçhisar

Uçhisar é outra cidade turca famosa pelas fortalezas naturais escavadas nas rochas, distante cerca de 4 ou 5 km do Vale dos Camelos. Abaixo, seguem algumas fotos do local.



Castelo de Uçhisar


Casa "cravada" na rocha


Árvore no alto de uma colina repleta de amuletos contra mau-olhados, objeto de crendice popular muito comum entre a população local. Estavam expostos assim para a venda. Sim, havia barraquinhas no ponto mais alto das colinas... (rs)


Objetos turcos de decoração de ambientes.


Por fim, na Capadócia, tivemos ainda um tempo rápido para visitar uma fábrica de tapetes. Os tapetes persas são mundialmente conhecidos. Abaixo, algumas fotos do local e de amostras do que produzem.

A gente se vê amanhã.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.


Artesãs trabalhando no local. Nessa fábrica, todos os tapetes são feitos à mão. Pode-se imaginar o preço de cada um deles...



Sala de tintura de fios. Abaixo, algumas amostras espoxtas no local. Pelas fotos não é possível ver com nitidez, mas são realmente belos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário