sábado, 18 de outubro de 2008

29º Domingo do Tempo Comum - Ano A - 2008

Evangelho (Mateus 22, 15-21)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós!
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 15 os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16 Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: "Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não te deixas influenciar pela opinião dos outros, pois não julgas um homem pelas aparências. 17 Dize-nos, pois, o que pensas: É lícito ou não pagar imposto a César?"18 Jesus percebeu a maldade deles e disse: "Hipócritas! Por que me preparais uma armadilha? 19 Mostrai-me a moeda do imposto!" Levaram-lhe então a moeda. 20 E Jesus disse: "De quem é a figura e a inscrição desta moeda?" 21 Eles responderam: "De César". Jesus então lhes disse: "Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus".

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.



Estamos acompanhando nos últimos domingos a narração dos acontecimentos que culminarão na paixão, morte e ressurreição do Senhor. No episódio desse domingo, Jesus se encontra em meio a uma discussão entre os fariseus e os herodianos. Para compreender o significado da resposta do Senhor à pergunta que representantes desses dois grupos o fizeram, é necessário entender quem eram essas pessoas.

Os fariseus eram judeus que buscavam viver a pureza do culto a Deus por meio da observância restrita da Torah (lei escrita) e de inúmeras leis recolhidas da tradição oral de Israel. Dentre eles, havia aqueles que eram conhecidos pelo nome de zelotes; esses, entendiam que a observância à lei de Deus implicava uma luta política a fim de fazer de Israel uma nação livre. Por esse motivo, os zelotes faziam forte oposição à dominação romana da Palestina que era considerada por eles como um castigo de Deus. Os herodianos, por sua vez, eram partidários do rei Herodes e, por isso, favoráveis à política de dominação romana.

Ao enviarem seus discípulos (zelotes) junto com alguns do partido de Herodes, os fariseus queriam colocar Jesus em uma situação que o forçaria a "tomar partido" por alguma das partes, o que seria pretexto para que a outra parte o perseguisse. É nesse contexto malicioso que nasce a pergunta: "É lícito ou não pagar o imposto a César?"

Sabendo da maldade do coração deles, Jesus não responde à pergunta que lhe fazem, ao menos, não de modo direto. De fato, a mensagem do Evangelho de hoje e, portanto, o centro da resposta de Jesus, encontra-se no "Dai a Deus o que é de Deus". Dizendo dessa forma, Jesus deixa para que eles encontrassem a resposta à própria pergunta, já que uma vez que se conhece ao Senhor, certamente se sabe distinguir o que é justo aos olhos dele. De fato, é a luz dos critérios do Evangelho que devemos julgar as coisas desse mundo.

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

______________________________

Questa Domenica, Gesù si trova coinvolto in una discussione tra i farisei e i sostenitori di Erode. Per comprendere il significato della risposta che il Signore dà alla domanda che i rappresentanti di questi gruppi hanno fatto, abbiamo bisogno di capire chi erano queste persone.

I farisei erano ebrei che avevano cercato di vivere la purezza del culto a Dio attraverso la rigorosa osservanza della Torah (legge scritta) e di numerose disposizioni legislative raccolte dalla tradizione orale di Israele. Tra questi, vi erano coloro che erano conosciuti con il nome di Zeloti; questi credevano che la conformità alla legge di Dio chiedeva una lotta politica al fine di rendere Israele una nazione libera. Per questo, facevano una forte opposizione alla dominazione romana della Palestina che era considerata da loro come una punizione di Dio. Invece, i sostenitori di Erode erano favorevoli alla politica della dominazione romana.

Quando inviarono alcuni dei loro discepoli (zeloti) insieme ad alcuni dei rappresentanti di Erode, i farisei volevano mettere Gesù in una situazione che lo costringesse a "prendere le parti" di una delle due fazioni, il che avrebbe giustificato dall'altra parte il motivo sufficiente per perseguitarlo. È in tale contesto che si pone la questione: "E' lecito o no pagare l'imposta a Cesare?"

Conoscendo il loro cuore, Gesù non risponde alla domanda che fanno, almeno non in modo diretto. In realtà, il messaggio del Vangelo di oggi e, quindi, il centro della risposta di Gesù, sta nel brano: "dare a Dio quello che è di Dio". Dicendo così, Gesù lascia che siano loro a trovare la risposta alla domanda, perché una volta che si conosce il Signore certamente si sa distinguere ciò che è giusto. E', infatti, sulla base dei criteri del Vangelo che dobbiamo giudicare le cose di questo mondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário