quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Grécia - Parte 1

Ontem, concluímos as postagens dedicadas à Turquia. Para você que já acompanha esse blog há um bom tempo, lembro que a visão geral de todos os lugares visitados naquele país, você terá somente se ler, além dessas últimas postagens, também aquelas intituladas "Especial Apóstolo Paulo" (partes 1, 2, 3 e 9, todas no mês de setembro: ver arquivo do blog). Hoje, inicio as postagens dedicadas à Grécia: serão apenas três. Da mesma forma que para a Turquia, se você quiser ter uma visão geral de todos os lugares visitados na Grécia, deverá ler também as partes 5, 6, 7 e 8 daquelas dedicadas ao Apóstolo Paulo.


Kalampaka

Kalampaka é uma pequena cidade que fica a 352 km de Atenas. É famosa por ser ponto obrigatório de parada para aqueles que desejam visitar a região conhecida como Meteora, formada por altos penhascos, sobre os quais estão construídos imensos mosteiros, tombados pela UNESCO como patrimônio cultural da humanidade. Construída bem aos pés dos montes, Kalampaka possui apenas 15.000 habitantes e é um ótimo lugar para quem gosta de sossego e deseja realizar uma viagem de turismo pelo interior da Grécia (sobretudo para os interessados, aviso que a cidade é conhecida por sua maravilhosa cozinha, repleta de pratos típicos realmente muito bons!...)

Região de Meteora

O que faz de Meteoria uma região famosa, além da beleza natural formada por montes rochosos, são os mosteiros erguidos no cume das montanhas onde, até hoje, vivem monges que ali encontram o lugar apropriado para uma vida retirada e dedicada à oração.

De acordo com estudos, os primeiros eremitas que buscavam a solidão no alto das montanhas chegaram à região já na segunda metade do primeiro milênio. Cada mosteiro, dos que resistiram aos inúmeros acontecimentos que vitimaram aquela região, conta uma história milenar toda particular. Naqueles lugares, centenas de vidas buscaram a Deus, orando não só pela própria salvação, mas pela do mundo inteiro. Naqueles ambientes, sente-se a presença de Deus que falou e continua falando à vida de todos que o procuram de coração sincero.

Com afeto salesiano
Pe. Mauricio Miranda.


Região Meteora



Região Meteora


Região Meteora



Região Meteora



Bandeira grega à entrada do Mosteiro da Transfiguração



Entrada ao Mosteiro da Transfiguração, feita por uma longa escada que vai acompanhando a encosta da montanha. Ao longo de todo o longo trajeto, se tem uma maravilhosa vista de toda a região.



Jardim do Mosteiro da Transfiguração. Uma das maiores riquezas dos mosteiros são suas capelas, todas repletas de ícones da arte bizantina, datados do início do segundo milênio da era cristã. Porém, dada a sacralidade do local, bem como seu valor histórico-artístico, é terminantemente proibido fotografá-los.



Mosteiro da Transfiguração (detalhe de um dos locais dedicados à oração e ao descanso). Os olhos realmente se maravilham diante da vista privilegiada que se tem de toda a região a partir de locais como esse. Além disso, o profundo silêncio que envolve essas colinas grita ao coração de cada um...


Mosteiro da Santíssima Trindade


Jardim de um dos mosteiros visitados. Essa parte da casa é construída bem junto à encosta, de modo que do gramado se pode ver o precipício: é simplesmente fantástico!


Da foto se pode ter a idéia da altura do local. Ao fundo, se avista a pequena cidade de Kalampaka.



Eis a foto que alguns me perguntam a origem (rs). Essa é uma fonte no alto das montanhas, propriedade de um dos mosteiros que visitamos. Pedi, nesse dia, a graça de beber das fontes do Senhor. Pedi por você também... Deus te abençoe!

Um comentário:

  1. achei lindo e maravilhoso esse lugar. Fico agora sonhando em um dia conhecer pessoalmente. Quem sabe se assim Deus permitir eu irei.

    ResponderExcluir