sábado, 31 de janeiro de 2009

4º Domingo do Tempo Comum - Ano B -2009

Evangelho (Mc 1, 21-28)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 21 estando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22 Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da lei. 23 Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24 "Que queres de nós, Jesus nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o santo de Deus". 25 Jesus o intimou: "Cala-te e sai dele!" 26 Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27 E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: "O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!" 28 E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galiléia.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!



Chegamos ao 4º Domingo do Tempo Comum. De fato, como havíamos dito, esse período litúrgico tem sido uma verdadeira escola de santidade, à medida em que, vamos sendo preparados por Deus para ser verdadeiros discípulos seus. Ao longo dessas primeiras quatro semanas, temos acompanhado Jesus que vai, paulatinamente, se manifestando ao povo, ao mesmo tempo que vai convidando cada um a aderir com a própria vida ao mistério de sua pessoa.

É assim que, nesse domingo, o encontramos numa sinagoga da cidade de Cafarnaum. O Evangelho de Marcos o apresenta como mestre que ensina, porém não se trata de qualquer ensinamento: é um ensinamento "com autoridade". Por que o Evangelho diz que esse ensinamento não era como o dos escribas? Bem, na verdade, não poderia sê-lo mesmo! E por que? Porque os escribas falavam do conteúdo da Palavra de Deus (Escrituras) e, portanto, a autoridade não vinha deles, mas da Palavra da qual eram apenas anunciadores. Porém, Jesus não fala da Palavra! Ele é a Palavra que fala, o "Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós" (cf. Jo 1,14). Em linguagem atual, podemos dizer que Jesus ensinava com propriedade porque Ele falava de si mesmo (cf. Lc 4,21).

Jesus continua a se manifestar a nós, hoje! E qual deve ser nossa atitude diante de sua manifestação? Bem, o Evangelho relata que até mesmo os demônios sabiam quem Ele era e que, ao reconhecerem que estavam diante do "Santo de Deus" (1,24), Jesus os mandava calar. De fato, ao longo de todo o Evangelho de Marcos, observamos que Jesus se recusa a dizer publicamente quem era, mas segue manifestando-se por meio de palavras e ações. Isso tudo para ensinar que a descoberta do mistério de sua pessoa deve ser realizado na busca e na decisão de cada um. A fé é sempre uma adesão pessoal, resposta daquele que encontra-se com Jesus e o reconhece como seu Senhor (cf. Jo 20,28).

Eis o passo que Deus nos convida a dar nesse domingo: nos decidir a encontrá-lo; encontrando-o, reconhecê-lo como Senhor, aceitá-lo; aceitando-o, testemunhá-lo "para que o mundo creia" (cf. Jo 17, 21).

Você aceita esse convite? Eu o aceito!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Grazie per i tuoi commenti sulla Parola di Dio!!
    L'icona del buon Pastore è fatto per un confratello della mia ispettoria che fa queste cose mentre prega.
    Bello, no?
    Ci vediamo!

    ResponderExcluir