sábado, 22 de agosto de 2009

21º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Jo 6, 60-69)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 60 muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?”61 Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? 62 E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63 O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64 Mas entre vós há alguns que não crêem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65 E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. 66 A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67 Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?”68 Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69 Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.

— Palavra da Salvação!
— Glória a Vós, Senhor!



Nesse 21º Domingo do Tempo Comum, acompanhamos a conclusão do longo discurso sobre o Pão da Vida (Jo 6, 1-71). O trecho denuncia que muitos dos discípulos do Senhor se escandalizaram com aquilo que dele haviam acabado de ouvir: "a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele" (Jo 6, 55-56)

A razão do escândalo vem do fato dos discípulos compreenderem que, ao separar "carne" e "sangue", Jesus estava se referindo a um verdadeiro sacrifício! E, de modo mais explícito, se referia ao sacrifício de si mesmo! De fato, Jesus falava do sacrifício redentor da Cruz! Mas não só. O que de fato, aterroriza os discípulos a ponto de querer abandoná-lo é o fato de Jesus afirmar que a condição para permanecer em comunhão com Ele era "comer e o beber de seu Corpo e Sangue", ou seja, aderir com a própria vida ao mesmo sacrifício, sacrificar-se com Ele...

Nesse instante, a missão de Jesus alcança seu momento mais decisivo: o seguimento de Jesus implica um amor tão radical por Ele que nos impele a nos assemelharmos a Ele, sobretudo, na entrega da própria vida por amor! Por isso mesmo, Jesus se volta aos Doze e lhes pergunta: "vós também vos quereis ir embora?" (Jo 6, 67). De fato, negar as exigências que o sacrifício da Cruz traz à vida do discípulo é, em outras palavras, negar o próprio Senhor.

Diante da realidade da Cruz, Pedro não exitou e exclamou: "A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna." (Jo 6, 68). E, realmente, foi derramando a sua vida em sacrifício, como o fez seu Senhor, que Pedro morreu...

Jesus segue fazendo a mesma pergunta a cada um de nós: "vós também vos quereis ir embora?". (Jo 6,67) Que a Eucaristia que celebramos nos dê a coragem de, a cada dia, responder sempre com a audácia de Pedro: "Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus." (Jo 6,69)

Com afeto salesiano,

Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Sua benção!
    Que blog abençoado, Padre!
    Estarei aqui sempre, com a graça de Deus!
    Deus o abençoe!

    ResponderExcluir