sábado, 10 de outubro de 2009

28º Domingo do Tempo Comum - Ano B - 2009

Evangelho (Marcos 10,17-30)

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 17 quando Jesus saiu a caminhar, veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele e perguntou: “Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”18 Jesus disse: “Por que me chamas de bom? Só Deus é bom, e mais ninguém. 19 Tu conheces os mandamentos: não matarás; não cometerás adultério; não roubarás; não levantarás falso testemunho; não prejudicarás ninguém; honra teu pai e tua mãe”. 20 Ele respondeu: “Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude”. 21 Jesus olhou para ele com amor, e disse: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!” 22 Mas, quando ele ouviu isso, ficou abatido e foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico. 23 Jesus então olhou ao redor e disse aos discípulos: “Como é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!” 24 Os discípulos se admiravam com estas palavras, mas ele disse de novo: “Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25 É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!” 26 Eles ficaram muito espantados ao ouvirem isso, e perguntavam uns aos outros: “Então, quem pode ser salvo?” 27 Jesus olhou para eles e disse: “Para os homens isso é impossível, mas não para Deus. Para Deus tudo é possível”. 28 Pedro então começou a dizer-lhe: “Eis que nós deixamos tudo e te seguimos”. 29 Respondeu Jesus: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, 30 receberá cem vezes mais agora, durante esta vida — casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições — e, no mundo futuro, a vida eterna.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.



Celebramos o 28º Domingo do Tempo Comum. Ao centro da mensagem que acabamos de ouvir, retirada do Evangelho de São Marcos, está a gratuidade da salvação. Sim! Deus nos salva de maneira gratuita, sem o nosso merecimento. Ele quis nos salvar pelo simples fato de nos amar! (cf. 10, 27).

Porém, à iniciativa de Deus, cabe uma resposta humana. A pergunta mencionada no versículo 17 deve ser entendida a partir da preocupação de como colaborar com Deus em seu projeto de salvação, ou seja, de como corresponder à iniciativa amorosa de Deus. A primeira resposta de Jesus vai em direção à observância dos mandamentos. De fato, quem ama a Deus, observa seus mandamentos. Porém, o interlocutor parece querer ir mais longe. Por isso, Jesus lhe ensina que unido ao princípio do amor a Deus está o do amor ao próximo. Corresponder à iniciativa de Deus implica nossa decisão por amá-lo acima de todas as coisas e ao próximos como nós mesmos! (cf. Mt 22, 34-40).

Seremos salvos pelo amor! Sim! Em primeiro lugar, porque o Amor, pendente da cruz, nos salvou! E, depois, porque, em resposta a tão grande amor, nos decidimos em amá-Lo, traduzindo nossa vida inteira em amor! Sim, é o amor que salva o mundo!

Deus te abençoe!

Com afeto salesiano,
Pe. Mauricio Miranda.

Um comentário:

  1. Estava preparando uma reflexão para a celebração no São Luiz... busquei um apoio aqui. Obrigado!
    Grande abraço e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir